No local haverá a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e o desenvolvimento de ações comunitárias.

A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE), em parceria com o Centro Sabiá, – ONG recifense que trabalha com agricultura familiar – promoverá a restauração florestal de quatro nascentes (uma principal e outras três menores) do Rio Capibaribe, no município de Jataúba, que fica a 220 km da capital pernambucana. 

Famílias agricultoras do Sítio Sobrado, do Sítio Alagoinhas e de comunidades vizinhas serão beneficiadas com o projeto. As nascentes são fundamentais para o abastecimento de água no meio rural, principalmente para abastecer represas, saciar a sede dos animais e oferecer suporte para a agricultura familiar. Algumas ações do homem, como o desmatamento e as queimadas, acarretam na degradação das nascentes e na escassez da água.

O Projeto “Águas da Serra: Agroflorestas na recuperação de nascentes do Rio Capibaribe” é viabilizado através do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FEMA) do edital 01 e propõe a implantação de quatro sistemas agroflorestais – que alia a produção de alimentos com a recuperação de áreas degradadas – e de três sistemas de reuso de águas cinzas, cujas são efluentes gerados em ambientes domésticos, não provenientes de bacias sanitárias, que servem para irrigação. 

Ações educacionais

No projeto também haverá a realização de ações de educação ambiental, beneficiando trinta estudantes e duas educadoras da rede municipal de ensino. Além disso, terá uma formação para novos (as) produtores (as) de localidades vizinhas e a escolha de quatro jovens da Comissão Jovens Multiplicadores/as da Agroecologia (CJMA) para assessorar no “Águas da Serra”.

“Além da recuperação dessas nascentes, o projeto vai contribuir para a educação dos agricultores da comunidade sobre as questões socioambientais, como: evitar o desmatamento, uso consciente dos recursos naturais e a conservação do meio ambiente”, conta a analista ambiental da Semas-PE, Febe de Oliveira e Silva.