A próxima reunião do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) está marcada para o dia 13 de setembro, no auditório da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O evento está previsto para ocorrer das 9h às 12h.

Neste encontro, o microfone estará aberto para 10 membros do colegiado, momento em que farão as explanações de suas atividades para mitigar incidentes com tubarões no litoral da Região Metropolitana do Recife. 

A Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, abrirá o evento, apresentando a proposta do I Seminário Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões. 

Na sequência, haverá a apresentação da proposta de Regimento Interno do Cemit, que será realizada pelo gerente jurídico da Semas, Tibério Monteiro.

A reunião seguirá com a apresentação de nota técnica que contém esclarecimentos sobre medidas de prevenção contra incidentes com tubarões e de um vídeo preventivo de segurança e pânico contra afogamentos, que serão demonstrados pelo professor Paulo Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Carlos Araújo, do Corpo de Bombeiros, respectivamente. 

Cristiano Correia, também do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, falará sobre a importância da escolha e do uso de repelentes eletromagnéticos para os guarda-vidas do estado, enquanto Ramon Abelenda, da administração de Fernanda de Noronha, abordará o Termo de Cooperação Técnica e Administrativa entre a Autarquia do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e a UFRPE.

Já no final da reunião, os quatro projetos aprovados pelo edital 02/2023 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe) serão detalhados para os membros do comitê. São eles:

– “Educomunicação socioambiental e divulgação científica na prevenção dos incidentes com tubarões no litoral do estado de Pernambuco”, de Mariana Guenther Soares 

– “MAPTUB: Mapeamento das Áreas de Incidentes com Tubarões no litoral de Pernambuco para uso como ferramenta para Educação Ambiental”, de Jesser Fidelis de Souza Filho

– “Uma Proposta de Avaliação dos Impactos Socioeconômicos dos Ataques de Tubarão sobre o Turismo da Região Metropolitana do Recife (RMR)”, de Poema Isis de Andrade

– “Modelos preditivos para presença e ataques não provocados de tubarões no litoral de Pernambuco”, de César Augusto da Silva.