Encontro ocorreu de forma totalmente remota na manhã desta sexta-feira (14) e contou com pautas deliberativas, informes e anúncios
Os conselheiros e conselheiras do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) se reuniram, na manhã desta sexta-feira (14), para realizarem a 115ª Reunião Ordinária do conselho. O encontro aconteceu de forma 100% remota através da plataforma Zoom e foi transmitido ao vivo para o público através do canal oficial da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE) no YouTube.
A reunião foi conduzida pela secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira. Na instalação do encontro, ela destacou o programa Plantar Juntos, lançado oficialmente em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O programa objetiva atingir a marca de 4 milhões de árvores plantadas até 2026, impulsionando o reflorestamento e reforçando a cobertura vegetal em todo o território pernambucano.
“Nós estamos realizando essa campanha de amplo engajamento social de todos os pernambucanos e pernambucanas. O Plantar Juntos é uma ferramenta de Educação Ambiental e de mobilização efetiva da sociedade para a necessidade de restauro ambiental e de Educação como um todo”, pontuou a secretária.
Em seguida, Walber Santana abordou um reforço à atuação do conselho apresentando o que ele chamou de ‘conselhômetro’, uma ferramenta que vai auxiliar os organizadores do Consema a melhor reunir as pautas sugeridas e levantadas tanto nos encontros quanto através dos ofícios por parte dos conselheiros, o que ajuda na compilação dos pontos de discussão e permite que eles fiquem mais organizados.
Logo na sequência houve um breve momento de deliberação para a aprovação da ata da 58ª Reunião Extraordinária do Conselho, realizada no último dia 26 de abril no auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI).
A primeira pauta foi mediada por Bárbara Lacerda, gerente geral de Causa Animal da Semas-PE. A apresentação dela girou em torno da apresentação dos pontos que permeiam a atuação da Gerência Geral de Causa Animal e Articulação Municipal (GGCAAM). O enfoque da apresentação da gerente geral foi o Plano de Educação Ambiental para Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos de Pernambuco (PEACG-PE), que vem sendo desenvolvido pela equipe da gerência e que visa atenuar a problemática da superpopulação e falta de políticas públicas voltadas aos cães e gatos de todo o estado. Bárbara elencou as etapas para a construção do plano e destacou as oficinas participativas que estão sendo realizadas para a sua formulação.
Em seguida, foi a vez de Pedro Pereira, coordenador do Projeto Conservação Recifal (PCR), apresentar o relatório final do projeto ‘Tem Peixe!’ aos presentes. Ele separou os objetivos, as metodologias e a importância da iniciativa para o âmbito socioambiental da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Cruz, situada no litoral norte do estado, e apresentou os principais resultados obtidos após a implementação das ações. O projeto vem sendo desenvolvido para realizar um diagnóstico integrado voltado ao ordenamento pesqueiro da APA visando a preservação da biodiversidade, auxiliando os pescadores com um incremento na renda e mapeando os indicadores de qualidade dos pescados da região.
A última pauta discutida foi a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento de um projeto que vai auxiliar na conservação da Serpente Surucucu (Lachesis muta), abordada por José de Anchieta, diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O projeto será realizado em parceria entre a CPRH e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Além disso, Anchieta destacou o Edital Caatinga, que busca plantar 500 mil mudas de árvores do bioma da Caatinga, um dos braços do Plantar Juntos. O edital conta com quatro candidatos inscritos, que passarão por um processo de análise para selecionar a organização que será responsável pelo reflorestamento.
Por fim, os conselheiros abriram uma votação para atender uma demanda de um dos membros acerca de uma visita do Consema ao Arquipélago de Fernando de Noronha. Após discussão, ficou acertado que o conselho criará um Grupo de Trabalho (GT) para viabilizar a proposta levantada na reunião.
A discussão foi encerrada com as considerações finais da secretária, que agradeceu a presença de todos.
