O Parque Estadual de Dois Irmãos foi palco de um grande evento cultural durante este domingo (19). Idealizado para ajudar duas categorias de trabalhadores fortemente impactados pelas chuvas em Pernambuco – os catadores de materiais recicláveis e os pescadores artesanais – o Festival Zoo Solidário contou com shows, atividades de educação ambiental, vivências interativas com a fauna e a flora, exposições fotográficas, apresentações teatrais, contação de histórias, além de muitas brincadeiras para as crianças.

Edilson Silva, secretário executivo da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), abriu o festival representando a secretária Inamara Mélo, idealizadora do evento, que não pôde comparecer por testar positivo para COVID-19, reforçou que “O Festival Zoo Solidário foi uma iniciativa que a nossa secretaria e os nossos parceiros tiveram por conta desse desastre que se abateu sobre o nosso estado. Nós então convertemos as atividades do Mês do Meio Ambiente em uma grande atividade de solidariedade, focada em dois segmentos da sociedade que são extremamente importantes na luta em defesa do meio ambiente, que são os pescadores artesanais e os catadores de recicláveis”.

Muitas famílias aproveitaram o dia de sol no Recife para curtirem o evento ao ar livre. Com uma programação bem diversa, o festival atraiu um público de várias gerações. A estudante Júlia Ferreira esteve no Parque acompanhada da prima. Além de curtirem o festival, as jovens aproveitaram para deixar roupas e alimentos no ponto de arrecadação montado no Prédio Administrativo do Parque. “A gente veio para ver o show de PC Silva, que gostamos muito. Aproveitamos a oportunidade para ajudar as vítimas das chuvas e trouxemos algumas roupas e alimentos não perecíveis”, contou a estudante.

O show de PC Silva, com a participação de Gilú Amaral, Juliano Holanda, Marcello Rangel, foi uma das atrações que mais animaram o público adulto. As crianças, por sua vez, ficaram encantadas com a apresentação do biólogo e professor André Maia sobre os animais silvestres, com um momento de interação com serpentes, aves e mamíferos. Os pequenos também se divertiram bastante com as atividades de recreação e brincadeiras educativas.

Presente no evento, o Coordenador da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Olinda (Cooncecipe), Luiz Mauro Paulino agradeceu a solidariedade da população e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade pela realização da campanha e do Festival Zoo Solidário. “É uma das ações mais bem feitas que eu já vi durante o meu tempo como catador de material reciclável. A Semas fez um trabalho incansável com os catadores e pescadores, que foi fundamental na hora em que perderam tudo. Então hoje a gente se sente numa situação difícil, mas ficamos mais confortáveis com essa ajuda. Queria agradecer por esse dia tão maravilhoso. Nós, catadores de materiais recicláveis, somos muito gratos por tudo”, falou.

Ao final do Festival o secretário executivo, Edilson Silva, agradeceu aos visitantes, voluntários, artistas e todas organizações que atenderam ao chamado da solidariedade e deixaram a sua contribuição no PEDI. Edilson também agradeceu às instituições e empresas parceiras que, através de uma ação cidadã, doaram cestas básicas para a campanha e lembrou que o Zoo Solidário segue arrecadando donativos durante todo o mês de junho, no próprio Parque de Dois Irmãos.

Fotos: Allan Canuto