Webinário: Semas debate constituição e gestão de territórios sustentáveis

A atividade faz parte da série de quatro webinários do programa de UC Pernambuco e será transmitido pelo canal da Semas no YouTube

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) realiza, nesta quarta-feira (23), às 10h, o terceiro encontro virtual do programa de UC Pernambuco, responsável pela elaboração de estudos ambientais para 47 Unidades de Conservação (UCs) do estado. Gratuito e aberto ao público, o diálogo online tem como tema “Territórios sustentáveis e mosaicos de UCs”. O objetivo é discutir sobre a constituição e gestão de territórios sustentáveis e áreas protegidas, ou seja, diferentes reservas que conectam um território. A atividade será transmitida pelo canal da Semas no YouTube.

O webinário – coordenado pelo presidente da Agência CPRH, Djalma Paes – traz como convidado Clayton Lino, especialista em Patrimônio Ambiental Urbano e Manejo de Áreas Naturais Protegidas. Clayton preside o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e é membro da WPC/Brazil da IUCN. Também participam do painel: Ângela Guirao, diretora do Departamento do Verde e do Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde de Campinas/SP; e Fernando Lima, coordenador de projetos da Ong Fundação Pró-Natureza – Funatura, atuou na estruturação do Mosaico Grande Sertão Veredas-Peruaçu/ MG.

O encontro vai ressaltar os principais desafios e perspectivas sobre a forma integrada de gestão e experiências já implementadas no Brasil. Entre os assuntos a serem abordados estão: estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas; incentivos de criação e integração de áreas protegidas nas esferas: municipal, estadual e federal; além da estratégia de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, dentro do mosaico de áreas protegidas.

UC Pernambuco – Lançado em abril deste ano, o programa UC Pernambuco vai promover o maior conjunto de estudos ambientais em áreas remanescentes dos biomas Mata Atlântica (33), Caatinga (07) e Marinho Costeiro (07). Isso representa 55% de todos os territórios protegidos sob a responsabilidade da administração pública estadual. Os trabalhos abrangem uma área de 243,6 mil hectares e devem ser concluídos até janeiro de 2023. O objetivo de potencializar a gestão e a conservação dos recursos naturais do Estado.

Serviço

O que: Semas debate constituição e gestão de territórios sustentáveis
Quando: nesta quarta-feira (23), às 10h.
Onde: https://www.youtube.com/watch?v=6YtbMzQAJfk