A iniciativa visou contemplar imagens que revelassem boas práticas em prol da preservação e restauração dos ecossistemas.

Os vencedores do concurso de fotografia e de desenho, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), na Semana do Meio Ambiente, tiveram uma manhã especial no Parque Estadual de Dois Irmãos nesta quarta-feira (07). Com o tema “O que você tem feito pela Natureza ?”, Carlos Gabriel Reinaldo, de 10 anos, ( 1° lugar em fotografia ) e Bento Nascimento de Oliveira, de 6 anos ( 1° lugar em desenho) receberam como prêmio uma visita aos bastidores do Parque de Dois Irmãos acompanhados, além dos pais, de vários profissionais do parque que apresentaram o dia a dia do zoológico do Recife. As crianças também tiveram sua arte emoldurada em um pequeno quadro. Os segundos lugares receberam publicações ambientais.

O concurso realizado por meio da rede social Instagram tanto do parque quanto da Semas, buscou evidenciar atitudes sustentáveis e incentivar reflexões sobre a relação das pessoas com o ambiente em que vivem. A iniciativa visou contemplar autores e autoras de imagens que revelassem boas práticas em prol da preservação e restauração dos ecossistemas.

“Iniciativas como estas vão reforçar o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco. Em muitas escolas a educação ambiental faz parte do dia a dia dos estudantes e a gente vai reforçar este trabalho com um programa específico de Educação Ambiental com a cooperação técnica da secretaria estadual de educação e recursos da compensação ambiental. Isto, pra que a gente possa construir com iniciativas sustentáveis onde o aluno, com as suas ações de cuidado e preservação da natureza, possa ter a oportunidade de atuar numa plataforma integrada em todo o estado pontuando e difundindo práticas de cuidados com o meio ambiente”, destacou José Bertotti, Secretário da Semas que recebeu, juntamente com os profissionais do zoo, os vencedores do concurso com um café da manhã especial.

Carlos Gabriel, contou que nos finais de semana vai com a irmã Vitória e os pais para Maria Farinha, em Paulista, fazer passeios, tomar banho de rio e se dedicar a limpeza do manguezal nos arredores do Rio Timbó, quando retira plásticos descartados e outros poluentes. Sua mãe Andrea Reinaldo falou que a foto vencedora foi justamente em um dos momentos em que o filho retirava poluentes do mangue.

Separar o lixo orgânico do reciclado e levar saquinhos de coleta quando vai à praia faz parte do dia a dia de Bento Nascimento. Acompanhado dos pais, contou que é importante preservar o meio ambiente e sua mãe, Cintia Nascimento, relatou ainda que ambos além de separar o lixo ainda reaproveitam a água utilizada na casa. O pai de Bento, Josimar Oliveira, destacou a importância de, desde pequeno, incentivar boas práticas ecológicas, como levar as crianças para locais com áreas verdes e conversar sobre ações ambientais.

Roteiro – A manhã da visita começou com uma roda de conversa no bosque de Pau Brasil do parque. A atividade buscou explanar sobre como o equipamento estadual desenvolve suas atividades de conservação e tratamento de várias espécies. Após a roda de conversa, a turminha pode interagir com alguns animais, entre eles a píton, serpente albina gigante e a preguiça Laura, que está realizando um tratamento no braço.

As crianças também conheceram com o zootecnista Wagner Rodrigo o Setor da Nutrição, além do Biotério – composto por pequenos animais como camundongos e insetos que fazem parte da dieta alimentar dos bichos do zoo. Fizeram passeios internos e observaram os enriquecimentos promovidos nos recintos dos animais. Participaram ainda de uma interação no aviário misto com o biólogo Juvenal.

Para encerrar o passeio, os profissionais do parque ao lado dos pais da garotada, fizeram uma trilha rumo ao açude do Prata, organizado por Marina Jales, coordenadora de Educação Ambiental.

Foto: Lu Rocha/Semas