Árvores foram doadas pelo programa de Reflorestamento de Pernambuco para a Prefeitura de Pesqueira, beneficiando a aldeia Coura Dantas.

O território indígena do povo Xucuru do Ororubá, em Pesqueira, ganhou 1.000 novas árvores nativas. A ação de plantio aconteceu na última terça-feira (29), na aldeia Coura Dantas, e contou com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), José Bertotti, cacique Marquinhos Xucuru e do representante da Fundação Ipojuca, Joseriel Inácio. A iniciativa é fruto do programa de Reflorestamento de Pernambuco, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas), em parceria com a Prefeitura de Pesqueira, através do Reflorar.

“Participar deste plantio de mudas do programa Reflorar do município de Pesqueira, que se integra com o Programa de Reflorestamento do estado é contribuir para um cuidado especial com as nossas nascentes”, enfatizou Bertotti. De acordo com ele, a Semas, por meio do Programa de Reflorestamento, vem viabilizando a doação de mudas produzidas no Estado para a recuperação de áreas degradadas. A aldeia Coura Dantas foi beneficiada por mudas produzidas pela Compesa.

O programa de reflorestamento de Pernambuco visa manter, recuperar e ampliar a cobertura vegetal de Pernambuco, estimulando a cultura da restauração ecológica e de práticas sustentáveis, contribuindo para a geração de oportunidades socioeconômicas para produtores rurais, a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental.

Durante a atividade, estiveram presentes, além do prefeito da cidade, Bal de Mimosoa, uma representante da Cultive, empresa responsável pela educação ambiental e gerenciamento dos viveiros da Compesa, representantes do IPA, e o secretário municipal de agricultura Gleybson Neves.

Fotos: Lu Rocha/ SemasPE