A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco marca presença na 4ª Edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC), que acontece presencialmente nesta sexta (10) e sábado (11) na cidade de Niterói-RJ. Samanta Della Bella, Superintendente de Sustentabilidade e Clima, representou a Semas no evento, participando da mesa de abertura do encontro e discursando sobre as políticas públicas ambientais implementadas em Pernambuco nos últimos anos.

A CBMC tem como objetivo promover a articulação coletiva de debates que pensem soluções para a descarbonização da economia brasileira e para o enfrentamento à crise climática. E, a partir dessas discussões, que sejam firmados compromissos entre todos os atores para a mitigação dos efeitos da emergência climática. Neste ano, a Conferência  que reúne uma pluralidade de atores sociais, como lideranças políticas e ambientais, setor privado, movimentos sociais, gestão pública, povos tradicionais, academia e ONGs, tem como tema norteador a “Emergência e vulnerabilidade climática: impactos e soluções”.

Desta 4ª Edição da Conferência Brasileira de Mudança do Clima, sairão novos pontos de atuação para serem implementados no enfrentamento ao aumento da temperatura média no mundo, como indica ser necessário o relatório divulgado pela ONU, no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Além disso, ao final do encontro, que ocorre amanhã, dia 11, será redigida uma carta compromisso para ser apresentada a todos os candidatos aos cargos executivos estaduais nas eleições de outubro deste ano. Nesse documento produzido pela CBMC, estarão colocadas as demandas para que os governos lidem com os eventos adversos decorrentes dos extremos climáticos, com enfrentamento preventivo.