
Semas, CPRH, TCE e MPPE compõem grupo de trabalho que vem atuando junto às gestões municipais para a destinação adequada de resíduos sólidos no estado.
O superintendente de Meio Ambiente da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), Bertrand de Alencar, participa na próxima segunda-feira (17), a partir das 10h, da live Tratamento de resíduos sólidos em Pernambuco: Cenários e Perspectivas, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) juntamente com a Escola de Contas do Tribunal. O evento, a ser realizado no Dia Internacional da Reciclagem, irá apresentar formas de atuação do TCE-PE para contribuir com a erradicação dos lixões em Pernambuco.
A Semas, juntamente com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além do TCE-PE, fazem parte de um grupo de trabalho que vem desenvolvendo iniciativas em conjunto para possibilitar o encerramento dos lixões no estado. Paralelamente, a parceria vem estimulando a implantação de novos aterros sanitários consorciados de coleta seletiva com inclusão social de organizações de catadores e compostagem de resíduos sólidos orgânicos. O grupo tem atuado junto às gestões municipais para a destinação adequada dos resíduos sólidos nas cidades.
“Essa parceria tem sido fundamental, em dois anos e meio de governo conseguimos que mais de 40 municípios dispusessem seus resíduos de forma adequada. Atualmente, são 122 municípios, de um total de 185, juntamente com Fernando de Noronha, que dispõem seus resíduos em aterros sanitários licenciados pela CPRH”, afirmou o superintendente da Semas, Bertrand Sampaio de Alencar.
A mesa virtual sobre a questão dos lixões é composta pelo superintendente da Semas, pelo presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe), José Fernando Tomé Juca e por Pedro Teixeira, auditor do TCE. A mediação estará a cargo do conselheiro do TCE Carlos Neves.
A atividade, transmitida pelo canal do Youtube do tribunal, é destinada a membros e servidores dos tribunais de contas que atuam na área de resíduos sólidos, sendo aberta para comentários e perguntas dos servidores.