O Programa de qualificação em Meio Ambiente da Semas-PE atenderá todo o estado, com datas específicas para cada região. O curso é gratuito e on-line

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) dá início, nesta segunda-feira (12), ao programa de Capacitação em Meio Ambiente para os municípios pernambucanos. A região do Sertão é a primeira contemplada com a iniciativa. Representantes de 50 municípios sertanejos estão inscritos para participar do treinamento, que vai de 12 a 30 de abril. O objetivo da qualificação, que conta com a parceria da Agência CPRH, é proporcionar apoio técnico-institucional na formulação e operacionalização das políticas públicas locais, de forma a reforçar as ações em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável.

Gratuito e on-line, o curso é ministrado durante uma semana, sempre das 14 às 18h. As exposições acontecem ao vivo, possibilitando a interação entre os participantes. Ao todo, são dez módulos com temas variados, dentre eles: Políticas Estaduais de Meio Ambiente; Instrumentos da implantação da política ambiental no município; Educação Ambiental, Licenciamento, controle e fiscalização. Além dos assuntos comuns a todos os municípios, a Semas promove alguns módulos específicos para cada região, como “Gerenciamento Costeiro” para os municípios do litoral.

Segundo José Bertotti, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, essa é uma grande oportunidade de os municípios elevarem seu grau de conhecimento, seja pelos integrantes do poder público, seja pela sociedade civil. “Nosso programa contempla tanto os gestores de pastas ambientais nas prefeituras, como pessoas da sociedade civil. A participação dessas pessoas sem vínculo com o setor público é muito importante, pois oportuniza a formação de quem integra ou vai integrar os Conselhos Municipais de Meio Ambiente. Acreditamos que qualificar gestores e comunidade é o melhor caminho para fortalecer a gestão ambiental em Pernambuco”, pontuou.

O treinamento se estende por todo o estado, com datas específicas para cada região. Para os municípios do Agreste, a capacitação ocorre entre os dias 26 e 30 de abril. Já a vez das cidades localizadas na Zona Mata é entre os dias 10 e 14 de maio. Por fim, os municípios da RMR/Litoral participam da qualificação de 24 a 28 de maio. “O programa possibilitará a cada município desenvolver e articular as estruturas legais necessárias à aplicação da política ambiental, beneficiando a população e garantindo a conservação do nosso patrimônio natural”, finalizou Bertotti.