Semas reúne secretários municipais de meio ambiente para falar sobre parcerias e capacitação

Evento terá palestra de Mario Mantovani, líder da SOS Mata Atlântica. Também haverá o lançamento de um programa de capacitação para gestores municipais

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), em parceria com a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, secção de Pernambuco (Anamma-PE), promove, nesta quinta-feira (11), às 10h, o Encontro de Secretário Municipais de Meio Ambiente de Pernambuco. O evento on-line visa apresentar as políticas estaduais de meio ambiente e as oportunidades para o desenvolvimento de ações articuladas com o Governo do Estado na defesa da natureza e na promoção do desenvolvimento sustentável. Na ocasião, também será lançado, pela Semas, um programa de capacitação direcionado aos gestores municipais da área.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, o encontro é o primeiro passo para estreitar o diálogo e apoiar as prefeituras na estruturação de seus órgãos e instrumentos de garantia para um ambiente ecologicamente equilibrado. “Em várias cidades, teve início uma nova gestão administrativa. Com isso, vem a importância de estabelecermos canais de diálogos com os gestores, assim como oferecer capacitação na área. Essa é uma demanda muito solicitada pelas prefeituras e nós vamos atendê-la. Afinal, os municípios têm um papel relevante na luta pela preservação dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Para reforçar o engajamento das prefeituras na ação ambiental, o evento traz uma palestra magna do líder da fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani, sob o título “A importância dos Municípios para a Defesa do Meio Ambiente e a Sustentabilidade”. Além disso, o secretário José Bertotti fará uma exposição sobre “A Política Estadual de Meio Ambiente e as ações da Semas”. O objetivo é que os representantes das prefeituras conheçam as principais linhas de trabalho em desenvolvimento e as oportunidades de iniciativas parceiras a serem construídas. Já o novo “Programa Estadual de Capacitação em Meio Ambiente – Sisemas” será detalhado pelo o superintendente da Semas, Bertrand Sampaio. O programa vai atender todas as regiões do estado.

Os secretários municipais vão integrar a sala virtual do evento e terão espaço para interagir, tirar dúvidas e fazer sugestões. Apenas um representante por cidade será aceito na sala virtual. Mas, a reunião será aberta e com transmissão ao vivo por meio do canal da Semas no YouTube, para que outros gestores e o público em geral possam acompanhar tudo. Afora os palestrantes, o encontro ainda contará com a participação do presidente da Agência CPRH, Djalma Paes; do presidente da Anamma-PE e secretário de Meio Ambiente do Recife, Carlos Ribeiro, e do presidente Nacional da Anamma, Marçal Cavalcanti.

Serviço

O que: Encontro de Secretários Municipais de Meio Ambiente de Pernambuco
Quando: 11/03, às 10h.
Onde: YouTube/SemasPernambuco

Programação

10h – Abertura
Carlos Ribeiro – presidente da Anamma/PE
Marçal Fortes Silveira Cavalcanti – presidente Nacional da Anamma
Djalma Paes – presidente da Agência CPRH
José Bertotti, secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade

10h20 – Palestra Magna: “A Importância dos Municípios para a Defesa do Meio Ambiente e Sustentabilidade”, com Mário Mantovani, líder da Fundação SOS Mata Atlântica.

10h40 – Palestra: “A Política Estadual de Meio Ambiente e as ações da Semas”, com José Bertotti, secretário Estadual de Meio Ambiente.

11h – Palestra: “O Programa Estadual de Capacitação em Meio Ambiente-Sisemas”, com Bertrand Sampaio, superintendente de Meio Ambiente da Semas.

11h10 – Diálogo com os secretários municipais de Meio Ambiente.