Semas recebe representantes da Prefeitura de Aliança

O município recebeu capacitação, da Semas em 2019, e vem avançando em sua política ambiental

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti se reuniu, nesta quinta-feira (04), com o vice-prefeito de Aliança, Tiago Capitulino. O encontro teve como objetivo tratar de ações ambientais que vem sendo desenvolvidas no município. A agenda também foi acompanhada por André Spinosa, secretário Adjunto de Agricultura de Aliança, e por Manoel Victor Pereira de Souza, diretor municipal de Planejamento.

A prefeitura veio conversar sobre a possibilidade da criação de uma nova Unidade de Conservação e recebeu as orientações a respeito dos procedimentos necessários para que essa ideia se concretize. Os gestores municipais solicitaram também informações de como tornar o município apto a realizar o licenciamento ambiental.

Segundo Bertotti, o município de Aliança vem organizando sua política ambiental e a Semas está vai apoiar seus passos. “A prefeitura vem avançando com diversas ações, se organizando e solicitando apoio para estruturar o sistema ambiental da cidade em vários aspectos. Estão muito engajados e no caminho certo. Tudo isso é importante e nós estamos sempre à disposição para orientá-los no que for preciso”, destacou.

Na ocasião, ainda foi debatido assuntos ligados à destinação de resíduos sólidos, como a possibilidade de criação de uma cooperativa de catadores na cidade para ajudar na coleta e na geração de renda. O secretário José Bertotti também se comprometeu em reforçar a fiscalização na área para coibir a exploração ilegal de recursos naturais do município, por meio de ações da Agência CPRH.