A live acontece no dia 15/10, às 14h, com transmissão simultânea pelos canais da Semas e da Agência CPRH no YouTube e no Facebook, no Twitter da Semas, além das redes sociais da UFRPE

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), em parceria com a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco (CIEA/PE) e a Agência CPRH, promove, nesta quinta-feira (15/10), às 14h, a live sobre o tema “Política de Educação Ambiental de Pernambuco – PEAPE: caminhos e desafios”. O encontro on-line coordenado por Janaína Macêdo, gerente de educação Ambiental da Semas, tem como objetivo apresentar e debater os objetivos da PEAPE, instituída em 2019, pela Lei Estadual 16.688, além das ações e diretrizes para a sua implementação nos municípios pernambucanos.

Para debater o tema, participam como convidados Walber Santana, coordenador de sustentabilidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Elisabete Braga, que é professora da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – UPE, além de Genilse Gonçalves, técnica pedagógica da secretaria de estadual de meio ambiente, que acompanhou, juntamente com a CIEA/PE – órgão de apoio à política estadual de educação ambiental, formado por representantes do governo e da sociedade civil -, o processo participativo realizado nas 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, para elaboração do documento base, que norteou a lei da PEAPE.

“Este encontro que acontece na data que celebramos o “Dia do Professor” é fundamental para que os gestores do estado e dos municípios, além dos representantes da sociedade civil, se apropriem dos objetivos e diretrizes da Política de Educação Ambiental do estado para que possam implantá-la, da melhor forma possível, em nível local”, ressaltou José Bertotti, secretário de Meio Ambiente de Pernambuco.

A Lei da PEAPE prevê um conjunto de diretrizes e ações voltadas para a educação ambiental formal e não formal, a ser implementada com referência no Programa de Educação Ambiental de Pernambuco – PEA. Entre os seus objetivos, estão: estimular o diálogo entre os saberes científicos, filosóficos, artísticos e tradicionais para a construção da sustentabilidade local; fortalecer a cidadania e a organização social nos espaços de decisão sobre ações da gestão ambiental; além de estimular a integração entre os setores municipais para a construção dos instrumentos normativos de gestão da educação ambiental local/regional.

Serviço

O que: Live “Política de Educação Ambiental de Pernambuco – PEAPE: caminhos e desafios”.

Quando: 15 de outubro, às 14h

Onde:

youtube.com/SemasPernambuco

youtube.com/CPRHOficial

facebook.com/SemasPE

facebook.com/CPRHPE

twitter.com/SemasPernambuco

youtube.com/UFRPEoficial

facebook.com/UFRPEAscom

CONHEÇA OS PARTICIPANTES DA LIVE:

Janaina Macêdo – Semas/PE

Gerente de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – Semas/PE. É advogada; pedagoga; especialista em Direito Educacional; Mestranda em Desenvolvimento Local Sustentável; e presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco – CIEA/PE.

Genilse Gonçalves – Semas/PE

Técnica pedagógica em educação ambiental da Semas/PE e professora da Prefeitura Municipal do Paulista. É educadora e bióloga, com especialização em Ciências Biológicas e Educação Ambiental. Coordenou a construção da PEAPE e presidiu a CIEA/PE entre maio de 2017 a fevereiro de 2019. Atua como membro do Conselho Universitário da Unit; coordenadora voluntária do Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 de Igarassu, e também como membro da Rede Brasileira de Agendas 21 Locais – REBAL e da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA.

Walber Santana – UFRPE

Coordenador de Sustentabilidade da pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Possui mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (FCAP/UPE). É graduado em ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É também professor da UFRPE. Atuou como gerente geral de Articulação de Projetos na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas – PE, foi presidente da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Pernambuco e diretor de recursos florestais e biodiversidade da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH.

Elisabete – Braga – UPE/Poli

É professora da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli)/Universidade de Pernambuco – UPE. É bióloga com mestrado em Agronomia pela UFRPE e possui especialização em Educação Ambiental pela Universidade de Brasília – UNB.