Foto: Pedro Caldas/Semas PE

O selo Safe Travels, que tem a chancela do comitê World Travel & Tourism Council (WTTC), foi concedido pelo cumprimento de exigências de protocolos sanitários, e adoção de medidas em benefício da segurança do turismo

O gestor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), José Bertotti, participou, na última quarta-feira (01), em Fernando de Noronha, da cerimônia de entrega do selo internacional Safe Travels, que reconhece a ilha como local seguro para o turismo. A cerimônia ocorreu no Palácio de São Miguel e contou com a presença do secretário estadual da Semas, da secretária-executiva da Semas, Inamara Mélo, do administrador do arquipélago, Guilherme Rocha, do presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Antônio Neves Baptista, e do vice-presidente da Empetur, André Berardo.

Noronha é o terceiro destino pernambucano a receber a certificação. Desde novembro de 2020, o estado conta com a chancela do World Travel & Tourism Council (WTTC) e está habilitado para entregar a comenda a empresas, profissionais de turismo e também a municípios.

Para uma localidade receber o selo, é necessário o cumprimento de todos os requisitos exigidos entre protocolos sanitários e adoção de medidas em benefício da segurança do turismo. Entre os critérios estão a adesão de, ao menos, 10% dos estabelecimentos ao Selo Turismo Seguro; manter regularidade na fiscalização dos serviços e equipamentos pela Vigilância Sanitária local; possuir no mínimo 20% das empresas locais voltadas ao segmento registradas no Cadastro Nacional do Turismo do Ministério do Turismo, o Cadastur, entre outras exigências.