A Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade Inamara Mélo, está em Brasília, onde participou nesta quinta, 20, de evento na Embaixada Britânica , em parceria com a Embaixada do Egito, momento para celebrar a passagem da presidência da COP 26, que aconteceu em Glasgow, em 2021, para a COP 27, que será realizada no Egito no próximo mês.
Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, vem se destacando em nível nacional e internacional, na implantação de politicas públicas no enfrentamento da crise climática, e, marcará a presença na 27ª sessão da Conferência das Partes, a COP27. O evento, reúne os países desde 1995, com a responsabilidade de tomar decisões para o avanço nas estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa e na adaptação aos efeitos que já se fazem presentes decorrentes da mudança do clima. Este ano o encontro internacional promete avançar nas discussões sobre vulnerabilidade e financiamento climático.
Na Cop 26, no ano passado, o governo Britânico lançou a campanha Race to Zero, da qual Pernambuco faz parte, que busca reunir os governos subnacionais, empresas, investidores e outros atores da sociedade em prol de um 2050 carbono neutro, saudável, resiliente, com com um crescimento inclusivo. Este ano os estados são convidados a mostrar na COP27 o quanto avançaram no alcance de seus objetivos climáticos: os compromissos foram assumidos, este é o momento da ação.
“Nós temos muito orgulho de ser um dos poucos estados no mundo a levar para a Cop27 seu Plano de Descarbonização. O documento, construído com o apoio da união europeia e do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima, utilizou o que há de mais avançado no que se refere a modelagens integradas, para escolha das alternativas mais custo efetivas para o atingimento da neutralidade de.carbono em 2050. O Plano apresenta metas de.curto, médio e longo prazo para os setores de energia, indústria, transporte, agricultura, resíduos e floresta, com indicadores, análise de barreiras e as ações necessárias a sua implementação. Neste momento o estado trabalha no sistema de governança e monitoramento para garantir o alcance das suas metas, e espera encontrar na COP 27 aprendizados e parceiros para continuar a fortalecer essa jornada”, concluiu Inamara.
O que é a COP?
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza anualmente a Conferência das Partes (COP, na sigla em inglês para Conference of the Parties) com o objetivo de diminuir as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera.
Uma das principais tarefas da COP é avaliar os progressos e tomar decisões para que os avanços na agenda climática sejam efetivos.
Para além dos países que integram a ONU, os governos subnacionais ,os líderes empresariais e a sociedade civil também são chamados para discutir seu papel e contribuição para garantir que a temperatura do planeta não exceda níveis que venham trazer consequências mais desastrosas para o planeta e para a sociedade.