A iniciativa, segundo gestor da Semas, se coaduna com programa de reflorestamento de Pernambuco

O Secretario estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, esteve, na manhã desta quinta-feira (23), acompanhando uma série de iniciativas ambientais realizadas pela prefeitura de Cupira. No município do agreste, 5 000 mil mudas de espécies nativas serão plantadas pela Caravana Reflorestar Rural. A ação da prefeitura, que vai atender as comunidades rurais e áreas de nascentes, se coaduna com o Programa de Reflorestamento de Pernambuco.

No período da manhã, na Câmara de Vereadores de Cupira, o secretário estadual participou do lançamento do Programa Caravana Reflorestar Rural, para o plantio de mudas em todas as comunidades rurais e nascentes do município. Na sequência, acompanhou uma série de atividades programadas pela prefeitura para celebrar a semana da árvore, que teve data de homenagem dia 21. Quem também recebeu uma homenagem foi o secretário estadual. O gestor recebeu da prefeitura um título de reconhecimento de serviços prestados na área ambiental que dedicou à equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

José Bertotti esteve presente também em uma ação de educação ambiental, com a participação das escolas municipais. Cada estudante plantou uma árvore e poderá acompanhar o crescimento de sua muda por meio de um cartaz nomeando a planta. O roteiro de atividades ambientais incluiu ainda o plantio de mudas em duas barragens, de um total de 8 que serão reflorestadas.

Juntamente com o prefeito de Cupira, José Maria Leite de Macedo, o secretário de agricultura do município Josenildo Benas da Silva e outros gestores municipais, o gestor da Semas conheceu o projeto piloto de hortas orgânicas em terrenos da prefeitura de Cupira. No local, segundo Bertotti, inicialmente 10 famílias passaram a produzir alimentos, de forma saudável, que podem ser comercializados na feira da região.

Participaram das atividades gestores dos municípios vizinhos de Belém de Maria, Ibirajuba, Jurema, Panelas e Pesqueira, e também representantes da Fundação Ipojuca. “Muito importantes as ações que estão sendo desenvolvidas aqui, quer seja com a agricultura orgânica ou no campo da educação ambiental e fico muito contente, também, em ver tantos gestores interessados em levar para seus municípios as ações de reflorestamento e desenvolvimento sustentável previstas pelo governo do Estado”, afirmou Bertotti.

Foto: Pedro Caldas