
A empresa aérea Gol irá contribuir para neutralizar 1/4 das emissões de gases de efeito estufa do arquipélago
Mais da metade das emissões de carbono da ilha de Fernando de Noronha, uma das mais importantes rotas de turismo do País, advém do transporte aéreo que atende o arquipélago. Em consonância com a proposta do Governo do Estado – por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco ( Semas/PE) – de zerar as emissões de carbono no estado até 2050, a empresa Gol inaugurou nesta quarta-feira, 1 de setembro, uma nova rota sustentável: o primeiro voo carbono neutro do Brasil.
A iniciativa empresarial reforça o programa Noronha Carbono Zero, que prevê a retirada de todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel da ilha até 2030. “Esse roteiro exclusivo da Gol no Brasil, se equivale aos poucos voos desse tipo no mundo, como o da Ilha de Páscoa, e em Galápagos. Nós ainda não temos um mercado regulado de carbono no País, mas existe o compromisso de algumas empresas com a redução das emissões. Isso se coaduna com o programa Pernambuco Carbono Neutro, nosso plano de descarbonização da economia que será apresentado em novembro na Conferência do Clima da ONU, a COP26, pelo governador Paulo Câmara”, declarou o secretário da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, que seguiu no voo rumo ao arquipélago.
Através da nova rota sustentável, serão neutralizadas 1/4 das emissões de gases de efeito estufa da Ilha. A iniciativa reforça as ações do Governo de Pernambuco para garantir a preservação do Patrimônio Natural da Humanidade. A rota é uma parceria entre a Gol e a Moss, plataforma de compra e venda de carbono que apoia projetos ambientais na Amazônia. Todos os passageiros recebem um certificado de créditos de carbono já compensados.
Segundo Bertotti, um próximo passo é o uso de biocombustíveis, o que vem sendo discutido com a Gol. E Pernambuco já é um grande celeiro da produção de etanol, o que torna Pernambuco uma das rotas possíveis para a produção de combustíveis sustentáveis de aviação.
Além do secretário José Bertotti, acompanharam o voo rumo a Noronha a secretária-executiva da Semas, Inamara Mélo, o diretor de Relações Institucionais da Gol, Ciro Camargo, o comandante e assessor de projetos ambientais da Gol, Pedro Scorza, o presidente da Empetur, Antônio Neves Batista, e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.