Evento foi transmitido pela internet e contou com a participação de representantes da prefeitura, do Governo do Estado, de entidades nacionais e internacionais

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco participou, nesta quarta-feira (17), do lançamento do 1° Inventário de Gases do Efeito Estufa de Serra Talhada. O evento, realizado de forma on-line por conta das medidas de distanciamento para conter a transmissão da Covid-19, contou com a participação do prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, da prefeita eleita Márdcia Conrado, da superintendente da Sustentabilidade e Clima da Semas-PE, Samanta Della Bella; do gerente de relações Institucionais do Iclei, Rodrigo Corradi; além de diversos representantes do governo municipal e instituições.

Na ocasião, Samanta Della Bella destacou a importância da iniciativa da Prefeitura de Serra Talhada e a necessidade de outros municípios avançarem na implementação de políticas públicas voltadas à mudança do clima. “Desde os primeiros debates da Política Climática, enxergamos a necessidade de levar essa agenda para todos os municípios, sobretudo para o interior do estado. Essa é uma região das mais sensível aos efeitos do aquecimento global. Acredito que Serra Talhada servirá de inspiração para os outros municípios se engajarem nessa agenda tão determinante para o futuro do planeta”, disse.

A gestora estadual reforçou ainda acreditar na integração das ações entre os governos locais com vista à consolidação de um estado resiliente, inclusivo, sustentável e com baixa emissão de carbono. “Espero que a prefeitura dê continuidade à agenda do clima, e que possa ser um trabalho conjunto ao desenvolvimento do município”, pontuou Samanta.

O inventário de GEE – elaborado pela Prefeitura de Serra Talhada – faz um levantamento quantitativo das emissões de CO2 na cidade, a partir das fontes, atividades, processos e setores produtivos locais. Esse estudo traz os dados necessários para, em seguida, serem definidas as estratégias, ações e metas visando reduzir as emissões de carbono.

Também estavam presentes no encontro: Márcio Oliveira, vice prefeito de Serra Talhada; Eduardo Pereira, diretor executivo da ABM; Maçal Cavalcanti, presidente Nacional da Anamma; Ronaldo Melo Filho, secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada; Hannah Corina, Official Projetct (CDP). Durante a reunião, ainda foi apresentado um balanço dos serviços realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e os projetos a serem implementados no futuro.