Gestores das escolas participantes procuram discutir parcerias com a Semas para iniciativas ambientais

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, participou na última segunda-feira (04), da mesa redonda A Ciência e a Tecnologia no Brasil que integrou a abertura do Seminário Intermunicipal de Ciência e Tecnologia na Educação – Criando soluções sustentáveis para problemas do cotidiano no Centro de Convenções de Olinda. A iniciativa visa difundir ações de divulgação científica que estimulem práticas e reflexões transversais entre diferentes áreas do conhecimento. O seminário, que segue até dia 08 de outubro, na modalidade híbrida (com atividades presenciais e remotas), é promovido pela Secretaria de Educação do Recife.

“Toda a cadeia de sustentabilidade que vem sendo discutida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado envolve a utilização de novas tecnologias com vistas a mudar tanto padrões de consumo quanto de produção e destaco, aqui, a produção dos resíduos sólidos. Na medida que você reaproveita os metais e evita novas minerações destes resíduos que agridem o meio ambiente os municípios, em seus aterros sanitários, saem ganhando e todos são beneficiados. A gente quer incentivar também que as escolas adotem processos de coleta seletiva, de compostagem e de produção de hortas ecológicas a partir dessa biomassa da compostagem, entre outras”, ressaltou José Bertotti.

Após a exposição do representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), vários gestores das escolas participantes do evento procuraram o gestor em busca de apoio técnico da secretaria para a implementação da iniciativa proposta de coleta seletiva e hortas ecológicas nas escolas. Bertotti colocou a equipe da Semas à disposição para fazer essas parcerias.

Também participaram da mesa de abertura o Prof. Dr. Antônio Carlos Pavão (Espaço Ciência), Prof. Dr. Sergio Machado Rezende.

Foto: Pedro Caldas