Semas e Prefeitura de Sirinhaém debatem implantação do Zatan no Litoral Sul

Lançamento acontece durante o webinário comemorativo pelo Dia Mundial de Proteção ao Mangue nesta segunda-feira (26)

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE) lança, nesta segunda-feira (26), Dia Mundial de Proteção ao Mangue, uma publicação detalhada sobre o Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas do Estuário do Rio Formoso – Zatan. O Zatan se constitui num ordenamento do uso de ambientes costeiro e marinho em uma área de 58,3 km² do Litoral Sul do Estado. O lançamento do volume, que conta com o apoio da Agência CPRH, acontece durante o webinário “O caminho das águas do Estuário do Rio Formoso”, a partir das 10h, com transmissão pelo canal da Semas no Youtube.

Ao longo de 212 páginas, o documento relata todo o processo técnico e participativo na construção do Zatan, considerado um amplo instrumento de proteção dos manguezais e da conservação da biodiversidade, aliado ao desenvolvimento sustentável da região. “A publicação é o produto consolidado de um longo processo de estudo e debate com a sociedade civil em prol da preservação de uma das mais importantes riquezas naturais do estado: o estuário do Rio Formoso. Esse material agora está ao alcance de todos no site da Semas”, afirma a secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade em exercício, Inamara Mélo.

Além do processo de construção participativa, o volume descreve a abrangência territorial da iniciativa, as considerações sobre a atividade náutica e a prevenção do dano ambiental levadas em conta, a metodologia usada, capacidade de carga para área, diagnóstico participativo, assim como a regulamentação aplicada a todas as zonas (ambiente praial; santuário do mero; e marítima) e as subzonas. Também traz o decreto, publicado em janeiro deste ano pelo Governo do Estado, que regulamenta o Zatan e um rico acervo de mapas detalhando os ambientes e suas regulamentações.

A publicação será apresentada no webinário, que conta com a participação da representante do Projeto TerraMar, Doerte Segebart; do biólogo e doutor em oceanografia, Clemente Coelho; do pesquisador e integrante do projeto PainelMar, Paulo Wanderly Melo; e da gerente de Política Costeira da Semas/PE, Andrea Olinto. Em sua fala, Doerte abordará a gestão ambiental integrada e a conservação da biodiversidade costeira e marinha na Costa dos Corais. Já Clemente Coelho fará exposição com tema “Manguezal: conectando vidas, conectando pessoas”, e Paulo Wanderly Melo sobre “Pescadores do Passeio Ecológico da Área de Proteção Ambiental de Guadalupe”.

Zoneamento – O Zatan constitui um amplo trabalho de ordenamento das atividades náuticas e socioeconômicas (pesca, turismo, etc), além dos usos de ambientes naturais da região, garantindo a preservação do meio ambiente. Para tanto, estabelece uma série de medidas como a definição de espaços para o lazer de banhista, mergulho, aluguel de brinquedos náuticos, banhos de argila, número máximo de pessoas e de passeios por embarcações, atividade de pesca, pesquisa e mais. Também há limitações impostas, a exemplo de ponto fixo de comércio na faixa de praia, realização de eventos náuticos, tráfego de embarcações motorizadas a depender de local específico.

A iniciativa abrange uma área de 58,3 km² de terra, mar e estuário, sendo a maior porção de água. Isso representa um território maior que o município de Olinda. Na linha costeira, o trecho fica entre a praia de Gamela (Sirinhaém) e a praia de Tamandaré (Tamandaré). Também integra o projeto todo o ambiente estuarino do Rio Formoso, com uma faixa de 50m a partir de suas margens e o ecossistema manguezal e seu entorno. Vale ressaltar que a iniciativa está localizada dentro da zona de atuação de três Unidades de Conservação: APA de Guadalupe, Parque Natural Municipal do Forte de Tamandaré e de uma pequena porção da APA Costa dos Corais.

Serviço

O que: Semas lança publicações sobre zoneamento de atividades náuticas no Litoral Sul
Quando: segunda (26/07), às 10h.
Onde: https://youtu.be/HHiTZKVPhVw

Link para publicação: Clique Aqui