Na atividade, realizada pela Associação Comercial de Pernambuco (ACP), foram debatidas regulação do mercado de energias renováveis, negócios setoriais e o futuro da sustentabilidade energética no Nordeste e no Brasil.

O Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, participou na manhã desta sexta-feira, 26, do evento 2° ENERGIA NORDESTE, edição 2021, realizado pela Associação Comercial de Pernambuco (ACP), no Palácio do Comercio, Bairro do Recife. O evento contou com palestras, fóruns de discussão e mesas redondas sobre políticas públicas, regulação do mercado de energias renováveis, além de negócios setoriais. Visando debater o futuro da energia e da sustentabilidade no Nordeste e no Brasil, a iniciativa avalia as oportunidades de negócio e os desafios que precisam ser superados nos próximos anos.

A palestra de abertura do encontro ficou a cargo do gestor da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), José Bertotti, que avaliou o evento de grande importância para debater o desenvolvimento sustentável em apoio ao enfrentamento das mudanças climáticas. Uma gravação enviada pelo Ministro-Conselheiro da Delegação da União Europeia, Carlos Oliveira, precedeu o evento.

“Foi um espaço muito importante para discutir e apresentar políticas de desenvolvimento sustentável e enfrentamento às mudanças climáticas no estado, para os diversos setores que atuam com a pauta das novas matrizes energéticas. E nós, aqui no estado, termos um Fórum de Mudanças Climáticas e uma parceria com a União Europeia, que nos apoia por meio de consultoria técnica, na construção de alternativas para o enfrentamento às mudanças climáticas, a exemplo do nosso plano de descarbonização da economia, além de políticas de atração de empreendimentos na área de energia solar e eólica, fontes de energia renováveis mais baratas, melhor para o meio ambiente e que devem complementar a matriz energética brasileira, gerando novos empregos e inclusão social”, afirmou o secretário.

“O evento tem a função de levar informação e conteúdo de qualidade aos diversos agentes econômicos, poderes públicos junto com a academia. E as palestras, muito enriquecedoras, mostraram uma oportunidade para as pessoas que já têm ligação com o mercado de energia, de estarem se informando sobre a área, se qualificando e adequando as suas empresas e as suas atividades com responsabilidade social, ambiental e de governança”, destacou Tiago Carneiro, presidente da ACP.

O 2º Energia Nordeste, contou apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Semas, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, através do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), através da Universidade de Pernambuco (UPE), por meio do Grupo de Desenvolvimento Seguro e Sustentabilidade (DESS) e o Lócus de Inovação – Renovável Sertão, ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, ABEN – Associação Brasileira de Energia Nuclear, ABDAN, Lócus Inovação, Sertão Renovável, DESS-Desenvolvimento Seguro e Sustentável, Gerens Neuromkt&publi, Grupo LAC, Guedes Alcoforado Consultoria e Empreendimentos, TCA – Tiago Carneiro Advogados, SMI – Business to Business e IPERID. Contou ainda com a participação de pesquisadores da UPE e integrantes da diretoria da Chesf.

Fotos: Lu Rocha – Semas/PE