
Para o gestor da Semas, José Bertotti, a capacitação em Meio Ambiente é uma oportunidade de discutir o funcionamento do Sistema Estadual de Meio Ambiente
Na segunda-feira, 26, foi dado início a mais uma etapa do programa de Capacitação em Meio Ambiente para os municípios pernambucanos promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Desta vez, o programa oferece capacitação para cidades do Agreste. Ao todo, 58 representantes de municípios da região deverão receber treinamento até a próxima sexta-feira, 30. A iniciativa, que acontece de forma virtual, sempre das 14h às 18h, conta com a parceria da Agência Ambiental CPRH e visa proporcionar apoio técnico-institucional na formulação e operacionalização de políticas públicas locais na área de meio ambiente. Ao todo, serão qualificadas 126 pessoas, entre gestores municipais e sociedade civil.
Para o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade José Bertotti, a atividade vai além da capacitação. “O encontro é uma oportunidade de discutimos a importância do papel do meio ambiente, a oportunidade de os municípios trazerem situações, experiências reais, conhecerem a melhor forma de conduzi-las, além de discutirem como colocar em funcionamento o Sistema Estadual de Meio Ambiente”, afirmou.
De acordo com o presidente do CPRH, Djalma Paes, a participação tanto da sociedade civil quanto das prefeituras é muito importante para a construção das políticas ambientais. “Esse interesse e contribuição nos dá condições de fazer com que as políticas de meio ambiente do estado possam realmente acontecer da melhor forma possível, mostrando o cuidado que Pernambuco tem com o meio ambiente”, destacou.
“Essa semana esperamos repetir o resultado positivo de participação dos municípios e da avaliação que recebemos da turma do Sertão. Reforçar também que os temas a serem vistos são os principais temas ambientais que dizem respeito às políticas municipais, estaduais e nacionais de meio ambiente”, ressaltou o Superintendente de Meio Ambiente da Semas, Bertrand de Alencar
De 12 a 14 de abril representantes de 50 municípios do Sertão participaram da atividade. Esta capacitação está sendo oferecida a todos os municípios de Pernambuco, em datas específicas por região. Os próximos treinamentos vão beneficiar as cidades localizadas na Zona Mata no período de 10 a 14 de maio. Já os municípios que fazem parte da Região Metropolitana do Recife e do Litoral terão a chance de participar do curso entre 24 e 28 de maio.
O curso – Gratuito e on-line, o curso é ministrado durante uma semana com a as exposições realizadas ao vivo, possibilitando a interação entre os participantes. Ao todo, são dez módulos com temas variados, dentre eles: Políticas Estaduais de Meio Ambiente; Instrumentos da implantação da política ambiental no município; Educação Ambiental, Licenciamento, controle e fiscalização. Além dos assuntos comuns a todos os municípios, a Semas também promove alguns módulos específicos para cada região.