Para gestor da Semas, José Bertotti, o curso é mais uma oportunidade de conhecer a legislação ambiental, assim como boas práticas de iniciativas ambientais que podem ser desenvolvidas nos municípios

O programa de Capacitação em Meio Ambiente para os municípios pernambucanos, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), iniciou nesta segunda-feira (10), a etapa de formação com os municípios da Zona da Mata. Ao todo, representantes de 28 municípios da região, entre gestores públicos e pessoas da sociedade civil, participam da qualificação cuja etapa segue até próxima sexta-feira (14). Com carga horária de 20h/aula, o treinamento está sendo ministrado por meio de plataforma virtual e visa qualificar mais 550 profissionais.

Já foram realizadas etapas de qualificação com municípios do Sertão e do Agreste do estado. Desta vez a Semas, em parceria com a Agência Estadual de Meio Ambiente CPRH, realiza a etapa de qualificação com os municípios da Zona da Mata, sempre das 14h às 18h, visando proporcionar apoio técnico-institucional na formulação e operacionalização de políticas públicas locais na área de meio ambiente.

Para o secretário da Semas, José Bertotti, o curso é uma oportunidade de discutir diversas questões ambientais trazidas pelos municípios e incorporá-las ao debate, assim como alternativas de boas práticas de gestão. “É fundamental a participação de todos neste curso, pois o conteúdo que está sendo apresentado está previsto na legislação, assim como iniciativas de boas práticas ambientais que tanto acontecem em várias regiões como podem ser desenvolvidas no Brasil, no estado e em muitos municípios”, ressaltou Bertotti.

“As duas primeiras turmas do curso foram um sucesso. O grupo deu um retorno muito importante e a gente tem um leque bastante amplo de abordagens, aqui, mas procuramos dar um foco em questões fundamentais que ocorrem nas regiões e é importante que os municípios tenham esse entendimento, essa capacitação, esse conhecimento para poderem atuar de forma responsável e eficiente nas políticas de meio ambiente”, destacou o superintendente de Meio Ambiente da Semas, Bertrand de Alencar.

A próxima etapa do curso irá contemplar os municípios que fazem parte da Região Metropolitana do Recife e do Litoral terão entre 24 e 28 de maio. Gratuito e on-line, a atividade é ministrada durante uma semana com a as exposições realizadas ao vivo, possibilitando a interação entre os participantes. Ao todo, são dez módulos com temas variados, dentre eles: Políticas Estaduais de Meio Ambiente; Instrumentos da implantação da política ambiental no município; Educação Ambiental, Licenciamento, controle e fiscalização. Além dos assuntos comuns a todos os municípios, a Semas também promove alguns módulos específicos para cada região.