Neste domingo, 05 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) lançou a campanha “Zoo Solidário”, que objetiva arrecadar, durante todo o mês de junho, donativos para catadores de material reciclável e pescadores artesanais afetados pelas chuvas da última semana em Pernambuco. O pontapé inicial da campanha ocorreu no Auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos, ponto de arrecadação das doações, e contou com a presença de autoridades, sociedade civil organizada e visitantes do Parque.

Durante o lançamento, a secretária estadual de meio ambiente, Inamara Mélo, explicou o processo de escolha das duas categorias de trabalhadores para serem as beneficiadas pela iniciativa. “Afora terem suas casas estragadas, ou com danos em função das chuvas, são categorias que estão extremamente vulneráveis diante deste tipo de evento extremo e acabam tendo dificuldade de trabalho. Esses trabalhadores são fundamentais para as políticas ambientais, cumprindo um importante papel e relevância para a nossa sociedade. E a gente precisa reconhecer, apoiar e garantir a qualidade de vida de todos eles”, destacou.

Presente no evento que marcou o início da campanha, a Coordenadora da Colônia de Pescadores Z1 do Pina, Sandra Lima, destacou que o Zoo Solidário chega em boa hora e vai ajudar cerca de 600 famílias nos bairros do Pina e Brasília Teimosa. “A situação é um pouco crítica porque os pescadores e marisqueiras, devido às chuvas, não estão indo pescar”, explicou ela.

A Presidente da Associação dos Pescadores Artesanais de São José da Coroa Grande e da Federação de Pescadores de Pernambuco, Enilde Lima, também compareceu ao Parque de Dois Irmãos neste domingo e deu detalhes da situação no município do litoral sul alguns dias após o evento climático. “Têm pessoas que estão desabrigadas, têm pessoas que mesmo não tendo sido atingidas diretamente pelas águas da chuva, não estão podendo pescar porque os manguezais, os estuários e o próprio mar não estão dando condições. Nesse momento, lá em São José, a gente tem duas comunidades, Várzea do Una e Abreu, que têm 70 pessoas desabrigadas”, afirmou Enilde.

Além de representantes da pesca artesanal, também marcaram presença no evento de lançamento do Zoo Solidário, representantes dos catadores de material reciclável de algumas cidades pernambucanas. Luiz Mauro Paulino, Coordenador da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Olinda (Cooncecipe), ressaltou a confiança no  trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. “A gente vê o governo, junto a Semas e as pessoas que aqui estão, trazendo seriedade para a população atingida por essas fortes chuvas. Estávamos saindo de uma pandemia e entramos numa situação como essa (de fortes chuvas)”, disse Luiz Mauro, destacando o momento que já vinha difícil em razão da pandemia do coronavírus.

A ação da Secretaria, além de convidar a população para a prática da solidariedade, foca no cumprimento daquilo que é o papel do poder público: fazer política pensando no desenvolvimento sustentável, na garantia da segurança alimentar, no combate à fome, no apoio às pessoas e no bem-estar e qualidade de vida de todos. “Como instituição que preza muito pelo cuidado, a Semas faz essa ação no sentido de acolher, de ajudar a organizar, de diminuir o sofrimento das pessoas e de permitir que continuem trabalhando, existindo e cumprindo o seu papel de agentes ambientais”, destacou o secretário executivo da Semas, Edilson Silva.

A população pernambucana pode deixar a sua doação no Parque Estadual de Dois Irmãos, onde fica localizado o ponto de arrecadação do Zoo Solidário. Para amenizar a dor dos atingidos pelas chuvas, pede-se que a população priorize a doação de alimentos não perecíveis, água mineral, itens de higiene pessoal e limpeza, colchões e outros produtos de primeira necessidade.

Serviço

O quê: Zoo Solidário – Campanha de arrecadação de donativos para pescadores artesanais e catadores de material reciclável atingidos pelas chuvas em Pernambuco

Local: Parque Estadual de Dois Irmãos,  Praça Farias Neves, S/N, Dois Irmãos, Recife

Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 16h