O clima de emoção tomou conta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE) na manhã desta quinta-feira (27). Para marcar o Outubro Rosa, que visa chamar atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama e o autocuidado das mulheres, foi realizada uma homenagem à servidora Andreia Oliveira, que descobriu a doença no início deste ano. Andreia, que tem 42 anos, descobriu dois pequenos nódulos no seio através do auto-exame. “A doença foi diagnosticada cedo, fiz a cirurgia e estou fazendo quatro sessões de quimioterapia. A última é agora no início do mês. A quimio é só um tratamento adjuvante, porque o tumor já foi retirado e, graças a Deus, sem metástase”, contou a servidora.

Durante a homenagem, a secretária da pasta, Inamara Mélo, entregou flores à servidora e orientou as funcionárias sobre ações preventivas contra a doença. “Esse é um gesto da nossa secretaria, um gesto para que todas as mulheres possam também fazer os seus exames, possam fazer com que esse Outubro Rosa salve a vida de tantas outras. Foi em um exame de rotina que Andreia descobriu a doença, e qualquer pessoa está sujeita a isso. Que possamos salvar vidas, que a gente possa se cuidar, se querer bem, entender que a solidariedade e o autocuidado são fundamentais para a nossa luta”, explicou Inamara. Que fez questão, ainda, de ressaltar a tranquilidade, firmeza e alegria com as quais Andreia vem lidando com a situação e inspirando colegas de trabalho.

A secretária, Inamara Mélo, entregou flores à servidora

O momento de reflexão e carinho foi uma surpresa para a servidora, que não esperava a iniciativa das colegas e dos colegas de trabalho. Andreia se mostrou bastante emocionada e deixou outra mensagem para a turma do meio ambiente do estado. “Fiquei muito agradecida com essa homenagem. A vitória já é certa. Se cuidem. Foi tudo rápido e eu descobri a tempo, o que na maioria das vezes não acontece. Mas como, graças a Deus, eu sempre mantinha os meus exames em dia, consegui descobrir e estou me tratando. Não deixem de se cuidar e não tenham medo, afinal a esperança de hoje é a vitória de amanhã”, concluiu.