6ª Reunião Extraordinária do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima

A reunião extraordinária do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima acontece de forma virtual na manhã desta quarta, 23

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE) vai abrir espaço na 6ª Reunião Extraordinária do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima, para que universidades, empresas e a sociedade civil contribuam com propostas para compor a versão final do Plano de Descarbonização de Pernambuco, elaborado por meio de um acordo de cooperação técnica com a União Europeia, e que está na última etapa para sua conclusão. A reunião do fórum acontece nesta quarta-feira, 23, a partir das 9h, com transmissão pelo canal da Semas no YouTube (https://www.youtube.com/SemasPernambuco).

O Plano de Descarbonização de Pernambuco prevê a trajetória que o estado deve percorrer para alcançar a neutralidade carbônica até 2050, ou seja, planejar as medidas mais eficazes para acabar com as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) ou compensar aquilo que não for possível deixar de emitir. Entre as principais medidas contidas neste Plano estão, controlar o desmatamento e garantir a cobertura vegetal nativa da Mata Atlântica e Caatinga. Produção de biocombustíveis para meios de transporte difícil transformação, como transporte rodoviário por caminhões, transporte de containers e aviação; Eletrificação de veículos leves; Expansão da capacidade de produção de energia, a partir de fontes renováveis; A recuperação energética de biogás de aterros, além da implantação de captura e armazenamento de carbono. Um resumo do estudo está disponível na página “Pernambuco Carbono Neutro”, do site da Semas (https://semas.pe.gov.br/pernambuco-carbono-neutro/).

O secretário da Semas, José Bertotti, afirma que é muito importante a participação popular na construção do projeto. “O Plano traz os detalhes de todas as tecnologias e das principais linhas de como atingiremos a neutralidade do gás carbono até 2050, cumprindo assim o anúncio feito pelo governador Paulo Câmara na COP26. A partir desta apresentação, deixaremos o espaço aberto durante 15 dias com um formulário no site da Semas, para que as pessoas continuem contribuindo para o nosso primeiro Plano de Descarbonização, e um efetivo enfrentamento às mudanças climáticas”, informou o gestor da Semas, José Bertotti.