A iniciativa prevê o desenvolvimento de diversas ações como coleta, gestão de resíduos e educação ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE) assina, nesta terça-feira (28), um acordo de cooperação técnica com a prestadora de serviços ambientais Reecicle e a plataforma tecnológica de economia circular Circular Brain. A iniciativa visa ao desenvolvimento de campanhas de educação ambiental e ao aprimoramento no gerenciamento de resíduos sólidos para uma destinação adequada do lixo eletrônico no estado. A parceria será apresentada em live, a partir da 16h, transmitida pelo canal da Semas no Youtube, com a participação do CEO das duas instituições.

O acordo foca em engajar entidades públicas e privadas, assim como consumidores finais em ações conjuntas de promoção à logística reversa. “O volume de lixo eletrônico é crescente e impacta no meio ambiente. A forma de produzir, consumir e destinar precisa ser mais sustentável. Sabemos que se trata de um processo de reaproveitamento e reciclagem mais complexos, pela quantidade de componentes e metais envolvidos. Por isso mesmo, é importante avançarmos e envolvemos todos os atores no processo de reaproveitamento e reciclagem, possibilitando também a redução na retirada e na mineração desses materiais da natureza”, disse o secretário da Semas, José Bertotti.

Entre as inciativas previstas a serem implementadas estão a disponibilização de coletores em localidades diversas da região metropolitana como escolas, prefeituras e demais instituições; coleta de material por meio de solicitação em plataforma digital a ser elaborada; ações de divulgação e educação ambiental, treinamentos, inclusão de organizações de catadores de materiais recicláveis nas atividades a serem desenvolvidas, e a elaboração de cartilhas sobre descarte adequado de resíduos.