Semas estreita relações com pesquisadores do campus do IFPE em Pesqueira

Secretário José Bertotti se encontrou com os pesquisadores Bruno Oliveira e Manoel Henrique, que promovem pesquisas de produção de energia limpa

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE) está estreitando as relações com instituições de ensino e entidades da sociedade civil voltadas para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Em viagem pelo Sertão, na última terça-feira (29), o secretário da pasta ambiental do estado, José Bertotti, se reuniu com pesquisadores do Instituto Federal de Pernambuco, no campus de Pesqueira, e promoveu o diálogo deles com representantes do Serviço de Tecnologia Alternativa – Serta, localizado em Imbimirim.

Bertotti se encontrou com os professores Bruno Oliveira e Manoel Henrique, que promovem pesquisas de produção de energia limpa. “O IFPE tem um centro de pesquisa na área de energias renováveis, em especial de energia solar. É uma importante instituição de ensino e de desenvolvimento de tecnologias para melhoria do meio ambiente e viabilização de soluções inovadoras não só em energias renováveis, como em produção agrícola sustentável e outras áreas. São iniciativas importantes que precisamos estar mais próximos e colaborar para seu sucesso”, disse o secretário.

Ainda de acordo com ele, a visita foi uma oportunidade para colocar os pesquisadores do IFPE com representantes do Serta, ampliando a rede de pessoas envolvidas em ações em prol de tecnologias sustentáveis. “Buscamos colaborar no diálogo entre instituições que atuam em áreas afins. No caso do IFPE do sertão, fizemos a ponte com o Serta que possui projetos de tecnologia envolvendo aquaponia, energia renovável e reuso de água”, pontuou o gestor.

 

Fotos: Lu Rocha – Semas/PE