No encontro entre o secretário da Semas e o prefeito de Exu, o gestor municipal apresentou uma série de iniciativas voltadas à pauta ambiental, desde a estruturação da Secretaria de Meio Ambiente do município, à criação de um novo consórcio para a região, com vistas ao tratamento de resíduos sólidos.

Mais uma iniciativa para o fortalecimento do Sistema Estadual de Meio Ambiente – tanto na interação quanto no compartilhamento de processos qualificados e de licenciamento ambiental entre estado e município – foi apresentada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE). O secretário José Bertotti, reuniu-se com o prefeito de Exu, Raimundinho Saraiva, na sede da Secretaria, na última segunda-feira, 17, para dialogarem sobre a estruturação da Secretaria de Meio Ambiente daquele município, além de providências necessárias para a realização de processos de licenciamentos locais e a articulação para a construção de um novo aterro sanitário que deverá beneficiar diversos municípios da região.

Exu, a conhecida cidade natal do rei do baião, o mestre Luiz Gonzaga, encerrou o lixão do município desde o ano de 2021 e agora transporta seus resíduos para o Aterro Sanitário de Salgueiro. Na reunião, o prefeito Raimundinho Saraiva explicou que será iniciada uma discussão no Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano – CISAPE, do qual é vice-presidente, para a construção de um novo aterro sanitário para a região. Conforme José Bertotti, a iniciativa reforçará a política de resíduos sólidos, ajudando os municípios sertanejos a enfrentarem diversas questões relacionadas às mudanças climáticas.

“A prefeitura de Exu está com boas novidades, tomando todas as providências para fazer com que o processo de licenciamento local e a estruturação da Secretaria de Meio Ambiente ande com toda a agilidade necessária; e para nós isso é muito importante, porque fortalece o Sistema Estadual de Meio Ambiente. E as iniciativas voltadas para o tratamento de resíduos sólidos via consórcio são alternativas importantes, pois contribuem no combate aos efeitos das mudanças climáticas, preservando o meio ambiente”, afirmou José Bertotti.

A prefeitura também tem parcerias com cooperativas de reciclagem e com o apoio do Governo de Pernambuco, entrega equipamentos de segurança e EPIs aos catadores, o que ajuda a fortalecer a coleta seletiva. Conforme o secretário estadual, o município vai começar a receber também o ICMS socioambiental – dentro dos cronogramas estipulados pela Secretaria da Fazenda. Outro ponto importante é que a cidade está com processo de entrada do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que vai contar com o apoio do Estado para fazer a remediação do lixão, em articulação com o CISAPE.

Fotos: Pedro Caldas – Semas/PE