A Celpe/Neoenergia já vem desenvolvendo relevantes parcerias com a Semas em projetos de plantas de energias renováveis e deve contribuir com projetos e iniciativas ligadas à sustentabilidade e eficiência energética

Mais uma importante parceria foi firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE) e o Grupo Neoenergia, desta vez para integrar o bloco de organizações que compõem I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos (CIRSOL), a ser realizada em Recife, de 16 a 18 de março. Na tarde desta quarta-feira, 26, o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), José Bertotti, reuniu-se, de forma remota, com executivos do grupo Neoenergia para dialogarem sobre participação da empresa no evento.

A Celpe/Neoenergia já vem desenvolvendo relevantes parcerias com a Semas em projetos de plantas de energias renováveis, entre eles o do Arquipélago de Fernando de Noronha. Na Cirsol, deve contar com um stand de apresentação de projetos e participar de debates e mesas. “Vamos estruturar um espaço para apresentar iniciativas de eficiência energética que tenham aderência com o evento como um todo e procurar contribuir com as inciativas do grupo no que se relaciona à questões de sustentabilidade e eficiência de uma maneira geral”, disse Rafael Motta de Oliveira, gerente de relações institucionais do grupo Neoenergia.

“É muito importante poder contar com o Neoenergia nesse evento que tem alcance internacional, e o grupo tem uma agenda de iniciativas e atuações na pauta do combate às mudanças climáticas com o desenvolvimento de novas matrizes energéticas. Poder contar com o grupo na Feira de Soluções e Demonstrações da CIRSOL, além das contribuições na composição das mesas vai ser de grande relevância” afirmou o secretário José Bertotti.

A pauta do encontro também trouxe temas como o cenário da mobilidade elétrica no Brasil e a discussão sobre o lançamento do Programa de Mobilidade Elétrica Linha Verde, iniciativa voltada a instalar eletropostos em pontos estratégicos e bases operacionais de forma a viabilizar viagens com carros elétricos. Outro ponto discutido na ocasião foi a possibilidade de firmar convênios com diferentes secretarias estaduais para a implementação do Energia Cidadã, programa que visa a regularização de comunidades com instalações precárias ou sem energia elétrica.

CIRSOL É a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos que traz como temática central “A Gestão de Resíduos Sólidos e seus impactos nas mudanças climáticas”, será promovida de forma híbrida com atividades presenciais e virtuais. Envolverá gestores públicos, iniciativa privada, academia, organismos internacionais e sociedade civil com vistas a impulsionar o debate sobre resíduos sólidos, no intuito de gerar ações voltadas para os compromissos assumidos com a Agenda 2030 da ONU, a partir da implementação das medidas da Política Nacional de Mudanças Climáticas – PNMC e da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.