
José Bertotti se reuniu com a nova coordenadora do Caop Meio Ambiente, a promotora Érica Lopes, por meio de videoconferência
As ações parceiras entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) e o Ministério Público de Pernambuco vão continuar. Nesta terça-feira (16), o secretário José Bertotti se reuniu com a nova coordenadora do Centro de Apoio Operacional em defesa do Meio Ambiente do MPPE (Caop Meio Ambiente), a promotora Érica Lopes. Na pauta, a renovação dos compromissos e iniciativas conjuntas, além do convite para participar do debate sobre os dois anos de aplicação da resolução do Cosema sobre impacto local .
“As perspectivas são boas. Ressaltamos as parcerias que o Governo de Pernambuco tem realizado com o Ministério Público em várias áreas, em especial as ações de encerramento de lixões no Estado. Ficou acertado a continuidade dessas parcerias”, comentou Bertotti. Ainda de acordo com ele, a promotora Érica Lopes também afirmou que ela e a equipe do Caop Meio Ambiente vão contribuir com a análise e sugestões de aperfeiçoamentos à resolução nº 01/2018 do Consema.
“O Ministério Público se colocou à disposição para participar desse debate. O tema será pauta da próxima reunião do Consema, que acontecerá no dia 26, através de plataforma digital. A resolução do Consema está em vigor desde 2018 e precisamos analisar sua efetividade junto aos municípios, de forma que estes montem as estruturas e possam cumprir o seu papel no processo de licenciamento e fiscalização, garantindo a proteção ao Meio Ambiente”, concluiu Bertotti.
Realizada de forma virtual, a reunião também contou com a participação da secretária executiva da Semas, Inamara Mélo; do Gerente Jurídico da Semas, Jorge Tavares; e de vários integrantes da equipe do Caop Meio Ambiente: Nildja Arruda; Ana Ferraz; Aparecida de Lima; e Rosário Malheiros.