A iniciativa é uma das ações previstas no Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas do estuário do Rio Formoso, na Área de Proteção Ambiental de Guadalupe

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), em parceria com a Agência de Meio Ambiente do Estado – CPRH concluíram, na última sexta-feira,12, o Curso Especial para Tripulação de Estado no Serviço. A iniciativa, ministrada com o suporte dos municípios de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso e da Marinha do Brasil, faz parte das estratégias de implementação do Zoneamento Ambiental e Territorial das Atividades Náuticas do estuário do Rio Formoso (Zatan) na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, unidade de conservação administrada pela CPRH. O projeto também conta com o apoio da cooperação internacional com o Ministério do Meio Ambiente e Instituto Chico Mendes – ICMBio, entre eles o projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar) com o Banco Mundial e Funbio.

O curso objetivou a formação de agentes da guarda marítima e consistiu na capacitação para Pilotagem de Embarcação para servidores públicos federais, estaduais e municipais, de modo a apoiar os municípios na formação das guardas marítimas que irão atuar na fiscalização náutica. Os participantes receberão o certificado e a habilitação na categoria Arrais Amador para o serviço público e estarão aptos para tripular ou conduzir pequenas embarcações – de até oito metros de comprimento, incluindo lanchas do tipo LAEP-7 com motor de centro – empregadas na navegação interior a serviço de órgãos público

Participaram do curso vários setores da CPRH, UFPE, Polícia Federal, ICMBio. A ação foi realizada entre os dias 08 a 12 de novembro e contou também com apoio da Capitania dos Portos em Pernambuco – CPPE e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene).

O Zatan ainda prevê várias inciativas como o cadastramento das embarcações de apoio ao Turismo, instituição das Guardas Marítimas Municipais, implantação da Sinalização náutica do Zatan, entre outras.