A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PE), tornou público o resultado da etapa classificatória de análise do mérito, no âmbito do Edital de Recuperação de Nascentes. A Comissão de Avaliação verificou a qualidade técnica dos projetos recebidos, de acordo com os critérios estabelecidos, e emitiu a lista das instituições que serão contempladas para receberem recursos do Edital 01/2022.

Serão nove os projetos habilitados para o recebimento dos recursos deste importante certame. Inscreveram-se no processo as entidades privadas sem fins lucrativos, as organizações não-governamentais e as fundações privadas sem fins lucrativos com objetivos ambientais, que estavam em conformidade com os critérios exigidos.

O Edital vai, portanto, financiar projetos que promovam a restauração e conservação florestal de áreas degradadas, ou em processo de degradação, com foco na proteção de nascentes e corpos hídricos nos biomas da Caatinga e Mata Atlântica. Este é mais um produto resultante do interesse do Governo de Pernambuco em estar alinhado com a Agenda 2030, da ONU, e em neutralizar as emissões de carbono no estado até 2050.

Especificamente, é uma medida de enfrentamento aos efeitos das mudanças climáticas que afetam todo o planeta. O valor total serão de R$11.760.000,00, mas cada instituição receberá no máximo R$560.000,00. No dia 30/11, as instituições aprovadas no certame serão convocadas para a assinatura do termo de fomento. Por fim, é esperado que a celebração do termo aconteça no dia 13/12.

Lista dos projetos habilitados para receber o fomento pode ser conferida abaixo:
1) Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta): Habilitada
2) Diaconia: Habilitada
3) Associação da Comunidade Indígena Xucuru: Habilitada
4) Rede de Mulheres produtoras do Pajeú: Habilitada
5) Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá: Habilitada
6) Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR): Habilitada
7) Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe / Chapada: Habilitada
8) Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativas – (CAATINGA): Habilitada
9) Associação Águas do Nordeste (ANE): Habilitada