Semas discute apoio a ações ambientais em São Bento do Una

Secretário José Bertotti se reuniu com os prefeitos de São Bento do Una, Belo Jardim, Lajedo e Pesqueira, além de representantes da Fundação Ipojuca e do IPA

Em visita ao município de São Bento do Una, no Agreste central, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, debateu, nesta segunda-feira (01), o apoio a projetos e iniciativas ambientais para a cidade, em especial voltadas a revitalização do Rio Una. O gestor se reuniu com representantes da prefeitura local e da Fundação de Revitalização e Desenvolvimento Sustentável do Rio Ipojuca (Fundação Ipojuca), além de lideranças locais.

“A ideia, a partir desta visita, é fazermos a médio e longo prazo um projeto a muitas mãos, inclusive envolvendo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Una, que trabalhe em perspectiva a revitalização desse importante rio”, explicou o secretário. De acordo com ele, também foram debatidas ações de apoio ao trabalho da prefeitura para desobstrução do Rio Una, por meio do diálogo com a Secretaria de Recursos Hídricos e Defesa Civil.

Outro ponto da reunião foi o levantamento de ações conjuntas entre a Secretaria de Meio Ambiente, Prefeitura de São Bento do Una e Compesa. A proposta consiste em elaborar um estudo sobre o processo de esgotamento sanitário da cidade e na realização de um trabalho de educativo junto à população. As ações de educação ambiental visam evitar o descarte de dejetos que poluem e causam a obstrução do rio.

Iniciativas como o plantio de mudas e análise da qualidade da água do Rio Una ainda devem se somar a um conjunto de atividades propostas pela Fundação Ipojuca. A entidade planeja realizar um evento, com órgãos governamentais, ONGs e sociedade civil, para melhoria do Rio Una, cujo curso d’água vem sofrendo com degradações e, nos períodos chuvosos, acaba afetando a população.

Participaram do encontro os prefeitos de São Bento do Una, Alexandre Batité; de Belo Jardim, Gilvandro Estrela; de Lajedo, Adelmo Duarte; e de Pesqueira, Sebastião Leite; além de representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Fundação Ipojuca.

 

Fotos: Pedro Caldas/ Semas-PE