
Encontro aconteceu na sede da administração municipal em Belo Jardim, com a participação de gestores da CPRH e Apac.
A secretária executiva da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), Inamara Mélo, realizou na última quinta-feira (05), uma visita técnica ao município de Belo Jardim para debater a implantação do projeto piloto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na micro bacia do Rio Bitury – projeto Produtor de Água do Bitury. Na ocasião, Inamara se reuniu com os prefeitos Gilvandro Estrela (Belo Jardim) e Roberto Asfora (Brejo da Madre de Deus) na sede da administração municipal em Belo Jardim, juntamente com os secretários municipais de Meio Ambiente das cidades e os gestores da Agência Estadual de Meio Ambiental – CPRH e da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC.
O projeto Bitury busca contribuir para ampliar a segurança hídrica na região e visa atender os municípios de Belo Jardim, Sanharó e Tacaimbó. A iniciativa conta com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) da ordem de R$ 460 mil e deve beneficiar a área de contribuição do Reservatório Engenheiro Severino Guerra (Açude Bitury), no município de Belo Jardim, na Bacia do Rio Ipojuca. “Nossa intenção é assegurar a preservação de uma área importante para as bacias do Capibaribe e Ipojuca e a Semas apresentou o plano de trabalho para início do projeto piloto PSA do Bitury com recursos do Fehidro, que foram aprovados pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos”, explicou Inamara.
De acordo com a gestora, o objetivo do Produtor de Água do Bitury é revitalizar a região, combatendo a erosão e o assoreamento dos corpos hídricos com a maior infiltração de água no solo. Para isso, serão realizadas ações de conservação, recuperação e manejo do solo e da vegetação nativa. O projeto terá duração de três anos, sendo promovido de forma conjunta pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), Semas, Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e Compesa.
Foto: Pedro Caldas/Semas