Secretário José Bertotti fará uma visita técnica ao Alto do Moura e conhecerá a área utilizada para extração do barro utilizado na produção de peças

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, se reúne, nesta quarta-feira (02), com os artesãos do Alto do Moura, um dos mais importantes centros de artes figurativas das américas, localizado no município de Caruaru. Na pauta, está a preocupação dos artistas regionais com o risco de escassez do barro utilizado na produção de suas peças e a busca por soluções para a comunidade.

Com vistas a conhecer de perto o cenário, o gestor fará uma visita técnica à área usada para extração do barro, além de passar por ateliês, Memorial Mestre Galdino, Casa-Museu Mestre Vitalino, e pela sede da Associação dos Artesões em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM). “A cultura é um dos principais impulsionadores de iniciativas de educação ambiental e da preservação do meio ambiente. O objetivo dessa agenda é ouvir a demanda e contribuir na construção de alternativas ambientalmente adequadas”, disse José Bertotti.

Articulado pela deputada estadual Laura Gomes, o diálogo com o segmento também contará com a participação do secretário Estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto; dos presidentes da Fundarpe e da ABMAM, Marcelo Canuto e Helton Rodrigues, respectivamente. O encontro acontecerá na Pousada da Gente, localizada na Rua Mestre Vitalino, no Alto do Moura, em Caruaru.

Foto: Guga Matos/SeturPE