
Em visita ao município, secretário José Bertotti destaca que a cidade é referência para o turismo rural e ecológico.
Em nova visita o município de São Benedito do Sul, o secretário estadual da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), José Bertotti, foi recebido pelo prefeito Juninho Amorim e pelo secretário de Agroecologia Roberto Mendes, nesta sexta-feira (13). No roteiro de atividades, o secretário estadual conheceu de perto várias iniciativas desenvolvidas no campo da agroecologia. Segundo a gestão municipal, a proposta é que o município de muitas cachoeiras, conhecido como “cidade das águas”, passe a ser também a cidade da agroecologia.
Entre os pontos de visitação esteve a Escola Municipal Cláudio José Gomes de Amorim. A unidade de ensino desenvolve a política de hortas agroecológicas escolares. O que é plantado no local é usado na merenda dos alunos. Outro fator de destaque foi a plantação do agricultor Zé Galego, que tem um projeto piloto de Sistema Agroflorestal Agroecológico implementado em parceria com Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) – escola que oferece Ensino técnico de formação em Agroecologia nas unidades de Glória do Goitá ( na região da Zona da Mata) e Ibimirim ( Sertão do Moxotó).
Bertotti também conheceu a nascente da entrada de São Benedito do Sul, logo no início da cidade. A nascente é uma fonte de água mineral de uso comunitário que foi limpa, cercada e reflorestada. Na visita, os gestores locais também apresentaram a cachaça artesanal Bela Vista. Durante o encontro, o secretário da Semas destacou que São Benedito do Sul é referência em nosso estado para o turismo rural e ecológico.