O programa visa proporcionar apoio técnico-institucional na formulação e operacionalização das políticas públicas ambientais dos municípios

 

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE) capacita, a partir desta segunda-feira (24), 150 pessoas, entre representantes da sociedade civil e gestores de prefeituras localizadas no litoral e Região Metropolitana do Recife (RMR). Realizado por meio de plataforma digital, o treinamento abrange 21 municípios, além de Fernando de Noronha. A iniciativa é gratuita e integra a última etapa do programa de Capacitação em Meio Ambiente, que já beneficiou cidades do Sertão, Agreste e Zona da Mata.

“Acreditamos que qualificar gestores e comunidade é o melhor caminho para fortalecer a gestão ambiental em Pernambuco. Por isso, o programa busca elevar o grau de conhecimento de quem atua na administração e de quem está fora dela. Isso possibilita que cada município se desenvolva e articule as estruturas legais necessárias à aplicação da política ambiental”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti.

O programa, que conta com a parceria da Agência CPRH, tem como foco proporcionar apoio técnico-institucional na formulação e operacionalização das políticas públicas locais, de forma a reforçar as ações em prol da conservação da natureza e do desenvolvimento sustentável. Totalmente digital, o curso será ministrado durante uma semana, sempre das 14 às 18h. As exposições acontecem ao vivo, possibilitando a interação entre os participantes.

Ao todo, o curso conta com dez módulos de temas variados, dentre eles: Políticas Estaduais de Meio Ambiente; Instrumentos da implantação da política ambiental no município; Educação Ambiental, Licenciamento, controle e fiscalização. Além dos assuntos comuns a todos os municípios, a Semas promove alguns módulos específicos para cada região, como “Gerenciamento Costeiro” para os municípios do litoral. Até o momento 136 municípios pernambucanos foram contemplados com a qualificação.