
O plano apresentado pela Semas, foi assinado na abertura da Cirsol pelo governador Paulo Câmara e prevê a descarbonização da economia de Pernambuco até 2050
O Plano de Descarbonização de Pernambuco, que prevê zerar a emissão de gases poluentes no estado, foi lançado nesta quarta, 16, pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – Semas PE, durante a I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos – Cirsol, que acontece aqui no Recife, entre 16, até sexta-feira 18. A apresentação ao público aconteceu logo após a cerimônia de abertura da Cirsol, onde o governador Paulo Câmara assinou o documento que marca o início da implementação do plano que vem sendo construído há um ano pela Semas em parceria com União Europeia.
Durante a exposição do projeto, foi apresentado o trabalho realizado pela equipe técnica durante o processo de desenvolvimento do plano, e os objetivos pretendidos, prevendo caminhos, metas, e soluções sustentáveis para realização do mesmo. O Plano de Descarbonização de Pernambuco é uma política pública pioneira na área de meio ambiente, que busca desenvolver uma economia limpa para o estado, observando quatro eixos estratégicos: Energia e Indústria, Transporte, Resíduos – esse responsável por quase 30% da emissão de gases de efeito estufa de Pernambuco -, e por fim o AFOLU (Agricultura, Florestas e Uso do Solo).
Para o secretário de meio ambiente e sustentabilidade, José Bertotti, o plano coloca Pernambuco dentro de uma política pública eficiente que visa neutralizar a emissão de gases de efeitos estufa. “É também uma decisão política do governo Paulo Câmara e Luciana Santos, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, definir que Pernambuco precisa dar a sua contribuição para reverter o processo de mudanças climáticas, isso está alinhado com os compromissos que assumimos na COP26”, afirmou o secretário.
A cerimônia foi mediada pela secretária executiva de meio ambiente e sustentabilidade, Inamara Melo, e contou com a participação de Fabio Texeira, coordenador técnico do Plano de descarbonização, e de outras personalidades como Alexandre Szklo, da Coope/UFRJ, Rolf Bateman, do Climate Group, e da representante da delegação da União Europeia no Brasil, Stephanie Horel.
Confira o Plano de Descarbonização de Pernambuco
Foto: Lu Rocha/Semas PE