Semas apresenta iniciativas para gestão sustentável de resíduos sólidos

Exposição acontece durante seminário on-line promovido pela ANBEJ, com objetivo de estimular a implantação do conceito de “Cidades Sustentáveis” nos municípios pernambucanos

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas-PE) vai apresentar, nesta quinta-feira (11), um conjunto de iniciativas na área de gestão de resíduos sólidos integradas com o conceito de sustentabilidade. A exposição faz parte de uma série de três seminários temáticos promovido pela Associação dos ex-bolsistas e estagiários no Japão-ANBEJ, com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Semas, Agência de Cooperação Internacional do Japão-JICA, NUSP, Consulado Geral do Japão no Recife e a Rede Pernambucana de Municípios Saudáveis.

Transmitido ao vivo pelo canal da Anbej no Youtube, o evento será aberto, às 9h30, com a participação do secretário Estadual de Meio Ambiente, José Bertotti; do reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes; dos presidentes da Amupe e da Anbej, José Patriota e Valdir Luna, respectivamente; além do Cônsul Geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano. A iniciativa vai reunir estudantes do Nordeste que estiveram no Japão, especialistas da área de meio ambiente, saúde e direito, além de prefeitos. O objetivo é estimular a implantação do conceito de “Cidades Sustentáveis” nos municípios pernambucanos.

Logo após a abertura, o superintendente de Meio Ambiente da Semas, Bertrand Sampaio, vai falar sobre ações na área voltadas ao conceito de sustentabilidade, como o estímulo a coleta seletiva com cooperativas de catadores de materiais recicláveis; compostagem orgânica, encerramento dos lixões, economia circular de resíduos eletroeletrônicos, biogás para geração de energia, entre outras. “Esse será um momento importante para discutir soluções adequadas aos municípios pernambucanos na área de resíduos sólidos. Principalmente, poderemos apresentar essas iniciativas aos novos prefeitos que agora estão iniciando o mandato”, disse.

Os seminários digitais também permitirão o intercâmbio de conhecimento sobre boas práticas absorvidas no Japão e as que estão sendo executadas no Nordeste e em Pernambuco. “Esperamos que nesses encontros possamos identificar municípios com potencial e interesse para a construção de projetos, com nossa orientação e de universidades do Japão, bem como o recebimento de aporte financeiro da JICA”, pontuou o presidente da ANBEJ e professor do Centro de Ciências Biológicas, Valdir Luna, organizador do evento.

Ainda no primeiro dia, haverá exposições sobre Política Nacional dos Resíduos Sólidos, com a doutora em direito e promotora do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, Erica Lopes; e também sobre o Grupo de Trabalho interinstitucional de Apoio Técnico na gestão dos Resíduos Sólidos em municípios, com Alfredo Montezuma, gerente do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento do Núcleo de Engenharia do TCE-PE. Os próximos seminários da série acontecerão nos dias 18 e 25 de fevereiro.

Serviço

Semas apresenta iniciativas para gestão resíduos sólidos nos municípios
Quando: nesta quinta-feira (11/02), às 9h30.
Onde: canal da Anbej no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=NQf5WFWJV4M)