Na 13ª Reunião Ordinária do Fórum Pernambucano de Mudança do Clima, que acontece nesta terça, 17, a partir das 9h, serão debatidas em videoconferência, “Estratégias de contabilização das emissões de gases de efeito estufa de Pernambuco”. para participar da telereunião, é só acessar o canal do youtube da Secretaria de Meio Ambiente e sustentabilidade:  www.youtube.com/semaspernambuco

Além das discusões destas estratégias, será apresentado o 2º inventário de gases de efeito estufa que é uma atualização do 1º Inventário do GEE de Pernambuco, que foi elaborado pela Semas, em parceria com o FPMC e a organização internacional Under2, por meio do projeto Pegada Climática. O documento analisou as emissões no estado, no período de 2015 a 2018. Agora, o documento trás informações de 2019 e 2020, e pretende fazer uma leitura das emissões por região e por município.

Esta Reunião conta com a participação de Anaísa Pinto – Climate Group e Gabriela Volpato – WattTime, que apresentarão o projeto STARRS (States and Regions Remote Sensing) que irá estimar as emissões de gases de efeito estufa através de sensoriamento remoto, inteligência artificial e modelos matemáticos para 6 regiões do mundo, dentre elas Pernambuco.