A secretaria está preparando uma atividade que visa promover uma reflexão para o fim da violência contra a mulher

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), apoia a campanha do Laço Branco, pelo Fim da Violência contra as mulheres, que iniciou na úlitma sexta-feira, 26, e segue até o próximo dia 06 de dezembro, quando acontece a culminância dos 16 dias de ativismo desta campanha direcionada aos homens. A Semas está programando uma atividade que visa promover uma reflexão sobre esta campanha.

O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi instituído no Brasil, pela lei nº 11.489/2007. A data remete a um evento ocorrido em 1989, em Montreal, no Canadá. Um jovem invadiu uma sala de aula, ordenou que os homens se retirassem e atirou assassinando 14 mulheres. O rapaz cometeu suicídio em seguida. deixando uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente masculino.

O crime mobilizou a opinião pública do país, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign). O movimento cresceu e hoje tem a missão de promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão de masculinidade. O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.