Semas acerta realização de estudos ambientais na Serra do Giz

Bertotti destacou as UCs como ambientes de produção de água, além de turísticos e de interação com a natureza

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, fez uma visita técnica, nesta sexta-feira (25), ao Refúgio de Vida Silvestre Serra do Giz, localizado na divisa dos municípios de Carnaíba e Afogados da Ingazeira. A atividade foi acompanhada por representantes das duas prefeituras para os primeiros acertos sobre um amplo estudo ambiental, chamado de Plano de Manejo, que será realizado na reserva, a partir de setembro.

A ‘Serra do Giz’ será uma das primeiras unidades de conservação beneficiadas pelo programa UC Pernambuco, que contempla um total de 47 unidades de conservação sob a administração pública do Governo de Pernambuco em conjunto com conselhos de participação social a serem constituídos. O objetivo do programa, anunciado em abril, é potencializar a gestão e a conservação dos recursos naturais em áreas de proteção ambiental no Estado.

De acordo o secretário estadual, as unidades de conservação têm grande potencial para o desenvolvimento do turismo, de educação ambiental, além do contato coma natureza. Contudo, devem, fundamentalmente, ser exemplos de conservação e da possibilidade de produção de água.

“Quanto mais o reflorestamento acontece mais temos melhora na produção de água. A gente está procurando, junto com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos e a Apac, definir este entendimento das unidades de conservação como ambientes de produção de água. Precisamos saber aproveitar esta água, cuidar dela. As unidades de conservação vão ser pontos de atração turística, de contato com a natureza e de educação ambiental, mas, fundamentalmente, serão exemplos de conservação e de possibilidade de produção de água”, afirmou Bertotti.

Na passagem pela Serra do Giz, o gestor estadual ainda destacou o crescimento da cobertura vegetal no Sítio dos Leitões. A área foi beneficiada por um programa de reflorestamento iniciado em 2019 e os resultados já podem ser visto (ver fotos). “Fico muito feliz em ver os primeiros resultados do programa de reflorestamento aqui, na Serra do Giz, garantindo uma série de espécie nativas”, disse Bertotti.

Área de reflorestamento em 2019
A área reflorestada em 2021

Na visita, estiveram presentes o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira; o vice-prefeito, Antônio Daniel Mangabeira; e o secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Carnaíba, José de Anchieta Alves de Queiroz, além de liderança locais. Na última quarta (24), em Carnaíba, o secretário da Semas/PE percorreu a Serra da Matinha, uma área que a prefeitura deseja transformar em UC.

Fotos: Lu Rocha/SemasPE