Os educadores ambientais, representados pela pessoa jurídica selecionada, atuarão nas Unidades de Conservação do Estado de Pernambuco

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco iniciou processo licitatório para selecionar a contratação de pessoa jurídica de direito privado, especializada na prestação de serviços de promoção de educação ambiental. A empresa selecionada atuará nas Unidades de Conservação do Estado de Pernambuco, em diversas regiões geográficas, por um período de 12 meses. Os interessados podem acessar o edital da licitação no site www.licitacoes.pe.gov.br ou ir presencialmente com um pen drive na sala da Comissão Permanente de Licitação da Semas (na Av. Cons. Rosa e Silva, nº 1339, Bairro Graças – Recife/PE), no horário de 8h às 13h. As empresas têm até às 10h do dia 12 de maio de 2022 para enviar suas propostas.

UC Refúgio de Vida Silvestre Mata do Sistema Gurjaú. Foto: Arquivo/APNE

Pernambuco possui atualmente 89 Unidades de Conservação, das quais 74 são geridas pelo Estado. Os educadores ambientais atuarão nestas UCs estaduais para sensibilizar comunidades do entorno e os frequentadores das unidades sobre a importância da conservação ambiental. Dentre as atribuições, a empresa selecionada deverá produzir peças teatrais educativas, esquetes, materiais de apoio educativos e artísticos, criação de histórias ficcionais, jogos educativos, oficinas, kit de materiais ecologicamente corretos, cartazes para divulgação dos encontros, bem como a produção de conteúdos educativos e realização de atividades de arte-educação.

As empresas concorrentes no processo licitatório deverão apresentar três envelopes com os seguintes conteúdos: 1- Documentações; 2- Proposta técnica (informando a metodologia e pedagogia para realizar as atividades descritas); 3- Proposta Financeira (informando qual o valor total do custo detalhado das atividades no prazo de 12 meses). As informações detalhadas estão no edital. As propostas deverão ser entregues presencialmente na sala da Comissão Permanente de Licitação da SEMAS até às 10h (em ponto) do dia 12 de maio de 2022. Neste mesmo dia, às 10h, a SEMAS iniciará a abertura e avaliação das propostas. A licitação em questão tem recurso oriundo da lei de compensação ambiental. Maiores informações pelos telefones: (81) 3184-7941/3184-7900.

UCs em PE – Em abril de 2021, o Governo de Pernambuco lançou o maior conjunto de estudos ambientais em áreas remanescentes de Mata Atlântica e Caatinga do Estado. Trata-se do programa UC Pernambuco, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Com a iniciativa, 47 Unidades de Conservação (UCs) estaduais estão sendo beneficiadas com pesquisas e/ou planos de manejo. Os trabalhos abrangem um território de 243,6 mil hectares e devem ser concluídos até janeiro de 2023.

Foto da preguiça: Lu Rocha/Semas PE