Abertas inscrições para Desenhando a Natureza

A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), em parceria com o Parque de Dois Irmãos e a Agência CPRH

A Semana do Meio Ambiente em Pernambuco traz uma ação especial voltada para as crianças e adolescentes de até 16 anos. Será lançado, nesta segunda-feira (31/05), o concurso “Desenhando a Natureza” que premiará desenhos sobre a fauna e a flora nativas do Estado. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), em parceria com o Parque de Dois Irmãos e a Agência CPRH. O vencedor será escolhido por meio de votação popular na rede social Instagram. Os prêmios variam de visitas ao Zoológico do Recife a entrega de publicações ambientais.

O objetivo é incentivar a produção artística de crianças e adolescentes de forma lúdica, assim como, sensibilizar os participantes acerca da necessidade de conhecer, promover e conservar diferentes ecossistemas e sua biodiversidade. “O desenho está entre as primeiras formas de expressão e marca o processo de desenvolvimento das crianças, sendo um importante instrumento de educação ambiental. O concurso visa incentivar reflexões sobre a relação entre as pessoas e o ambiente em que vivem, difundindo a importância desses espaços e o papel de cada um, enquanto cidadão para preservar a natureza”, disse o secretário da Semas, José Bertotti.

O concurso ocorrerá por meio do perfil oficial do Parque Estadual Dois Irmãos. As inscrições abrem às 8h de segunda e seguem até o dia 04 de junho, às 23h59. Para participar, os interessados devem cumprir os seguintes passos: postar o desenho que irá concorrer no feed do seu perfil no Instagram; informar na legenda: seu nome completo, adicionar a hashtag: #DESENHOVERDE, e marcar @zoodoisirmaos na postagem. Os desenhos poderão ser monocromáticos ou coloridos, elaborados com técnicas livres de criação e arte, como: grafite, lápis de cor, lápis aquarela, aquarela, giz de cera, giz pastel, canetas hidrográficas, entre outras.

Não haverá exigências quanto ao gênero artístico do desenho. Contudo, não serão aceitos desenhos com montagens, colagens, tridimensionais, dobraduras, textos, ou que não tenham sido feitos em folha plana. O concurso é individual e não validará inscrições de trabalhos apresentados com dupla autoria. Cada participante também só poderá enviar um desenho inédito, ou seja, que não tenha sido publicado ou esteja concorrendo a outras premiações.

Uma comissão julgadora elegerá cinco desenhos finalistas. Os escolhidos serão postados no perfil oficial do Instagram do Parque Estadual de Dois Irmãos no dia 09 de junho. A partir daí, é dado início ao período de votação popular, que se estenderá até às 19h de 16 de junho, exclusivamente por meio do Instagram do parque. O desenho que tiver o maior número de curtidas até a data final da apuração do resultado do concurso será o vencedor.