O secretário destacou o trabalho das Câmaras Temáticas do Consórcio, que ajudaram na articulação e mobilização dos governadores para a COP26, e na troca de experiências de políticas públicas para a construção de planos de ação

Representando os coordenadores das Câmaras Temáticas do Consórcio Nordeste, o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), José Bertotti, recebeu uma homenagem do Consórcio Nordeste pela dedicação ao desenvolvimento da nossa região. A cerimônia aconteceu na manhã desta terça-feira, 18, quando o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi empossado na presidência do Consórcio, sucedendo o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Durante o evento, realizado no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, foi entregue a comanda Celso Furtado a 11 agraciados, como um reconhecimento a pessoas e instituições que apoiam o desenvolvimento sustentável do Nordeste.

“A implementação das Câmaras Técnicas, com aproximação das secretarias dos estados por tema foi um ótimo mobilizador de políticas específicas. E a câmara temática de Meio Ambiente foi uma das que deram bons frutos, articulando a mobilização do governadores para a COP26, além da troca de experiências de políticas públicas e um conjunto de ações que constituiu um plano de ação específico para o Consórcio Nordeste, inclusive em contraposição ao Governo Federal, que hoje é um governo totalmente antiambiental. E essa pauta do Meio Ambiente esteve em destaque no balanço de ações dos primeiros dois anos do Consórcio, com o reconhecimento do trabalho de todas as câmaras temáticas”, explanou o secretário José Bertotti.

Conforme o governador Paulo Câmara, o planejamento do Consórcio Nordeste para 2022 vai ser baseado nos estudos realizados pelos 15 grupos temáticos do Consórcio. “Vamos avançar em áreas que buscam energia renovável, o turismo, a agricultura familiar, a questão do desenvolvimento social e econômico da região, cultura e ações de busca da preservação do meio ambiente”, afirmou.

Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, a governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, o governador da Paraíba, João Azevedo, o governador de Alagoas, Renan Filho, o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, e a deputada federal Rejane Dias, primeira-dama do Piauí. Por videoconferência, participaram o governador do Maranhão, Flávio Dino, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e o senador de Pernambuco, Humberto Costa.

Fotos: Pedro Caldas – Semas/PE