Reuniões com a Embaixada Alemã e o PNUD tiveram o objetivo de articular parcerias em prol do meio ambiente em Pernambuco

O secretário de Meio Ambiente de Pernambuco, José Bertotti, recebeu, na sede da SEMAS, representantes da Embaixada Alemã e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Na ocasião, foram discutidas pautas como parcerias para a execução do Plano de Descarbonização de Pernambuco, o desenvolvimento de tecnologias em prol da neutralidade da emissão de gases poluentes, além de uma possível cooperação técnica para o Programa de Reflorestamento no estado. As entidades internacionais estão no Recife para participar da Cirsol – I Conferência Internacional de Resíduos Sólidos, que acontece de 16 a 18 de março, no Centro Cultural Cais do Sertão.

Rainer Münzel , Friederike Sabiel, José Bertotti e Samanta Della Bella na SEMAS

A tarde na Secretaria de Meio Ambiente começou com a reunião entre o secretário José Bertotti, a superintendente estadual de Sustentabilidade e Clima, Samanta Della Bella, o cônsul alemão Rainer Münzel e Friederike Sabiel, representante da Embaixada da Alemanha no território brasileiro. Os visitantes vieram identificar quais parcerias podem ser desenvolvidas a partir da apresentação do Plano de Descarbonização de Pernambuco. “Nós aqui agradecemos a presença dos dois representantes por serem parceiros da Cirsol, são representantes do governo alemão que tem a GIZ como agência de desenvolvimento, que forneceu os recursos, a partir da União Europeia, para a construção do Plano de Descarbonização e nós apresentamos para eles as parcerias que a gente quer desenvolver junto com a Alemanha para montar o sistema de monitoramento e verificação do plano e também as ações de desenvolvimento de novas tecnologias para a mudança de paradigma de uma matriz que hoje produz muitos gases de efeito estufa e precisa rumar para a neutralidade”, comenta Bertotti.

Equipe SEMAS PE reunida com Katyna Argueta, do PNUD

A segunda reunião aconteceu por volta das 15h com Katyna Argueta, representante-residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD), um dos parceiros junto com a SEMAS na realização da Cirsol. “Selamos o cumprimento pela parceria e aprofundamos os detalhes de uma cooperação técnica que será assinada entre o PNUD e a SEMAS para que sejam parceiros na implementação do nosso Programa de Reflorestamento no estado de Pernambuco”, informou o secretário de Meio Ambiente. Nesta segunda reunião, também estiveram presentes Inamara Mélo, secretária executiva da SEMAS, além de Samanta Della Bella e Maurício Guerra, superintendente estadual de Conservação e Biodiversidade.

Fotos: Pedro Caldas/Semas PE