Parque Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho possui 359 hectares de reserva de Mata Atlântica em meio a Caatinga

A unidade de conservação Parque Professor João Vasconcelos Sobrinho, mais conhecida como Serra dos Cavalos, é um verdadeiro oásis do agreste pernambucano. Está localizada no município de Caruaru, numa área de Brejo de Altitude, que são ilhas de Mata Atlântica em meio ao bioma da Caatinga. Nesta terça-feira (29/03), o secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, realizou uma visita à unidade de conservação caruaruense para articular parcerias. Trata-se de uma reserva de 359 hectares de Mata Atlântica com forte potencial de fauna e flora.

Trilha do Parque Professor João Vasconcelos Sobrinho, em Caruaru

O secretário estadual de Meio Ambiente participou de uma trilha na Unidade de Conservação acompanhado pelo gestor do parque, Moises Alves de Lira, e pela vereadora Perpétua Dantas e ficou impressionado com a biodiversidade do local: “É um verdadeiro portal para a natureza. Fizemos uma trilha que deu para visitar, por exemplo, dois importantes açudes produtores de água. Eu queria destacar a importância das unidades de conservação, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Elas todas integram o sistema estadual de conservação. A gente precisa ter clareza que Pernambuco tem nas suas unidades de conservação esses espaços de conservação da biodiversidade, de produção de água, de enfrentamento às mudanças climáticas”, enfatizou José Bertotti.

Açude da UC Parque Professor João Vasconcelos Sobrinho

O secretário falou sobre as futuras parcerias da SEMAS com o Parque Professor João Vasconcelos Sobrinho: “Com as ideias que surgiram aqui, a gente vai combinar para avançar nesse processo de gestão, colocar em prática tudo o que está previsto no plano de manejo , trabalhar aqui o viveiro florestal, uma parceria para a recuperação de algumas áreas que precisam ser reflorestadas”, contou Bertotti.

Secretário José Bertotti ficou impressionado com a biodiversidade do oásis do agreste de PE

O Parque existe há 38 anos e foi batizado com o nome de um dos maiores ambientalistas de Pernambuco. Há 13 anos o lugar passou a ser uma unidade de conservação. “É uma área bastante visitada por todos que moram próximo e até de fora do país. Acolhe pesquisadores das Universidades Federal e Rural de Pernambuco e de outras universidades. O nosso brejo de altitude é um lugar maravilhoso de conhecer, de ar puro, de biodiversidade, de contato com a natureza. Tem sete roteiros guiados de trilhas, funcionando de terça a domingo, das 7h às 16h”, explica Moises Alves de Lira, gestor da unidade.

Trilha do Parque Professor João Vasconcelos Sobrinho, em Caruaru

Fotos: Lu Rocha/Semas PE