Secretário Estadual de Meio Ambiente visita Carnaíba para parceria em ações ambientais

José Bertotti visitará iniciativas municipais e percorrerá a região da Matinha, onde a gestão municipal propõe criar uma Unidade de Conservação

O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, se reúne, nesta quarta-feira (23), com o gestor ambiental da Prefeitura de Carnaíba, José de Anchieta Alves de Queiroz, na cidade do Sertão do Pajeú. Na pauta, uma visita aos módulos de manejo sustentável desenvolvidos pelo município, baseado na experiência do Governo do Estado. A iniciativa conta com fogões agroecológicos construídos em comunidades de Carnaíba. Bertotti também percorrerá a região da Matinha, onde a gestão municipal propõe a criação de uma Unidade de Conservação.

Dentro das ações de combate à desertificação no Semiárido, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado entregou, em 2019, de 30 banheiros e fogões agroecológicos nas comunidades de Gangorra e Chico Pereira, em Carnaíba. A atividade fez parte do Projeto de Implantação de Módulos de Manejo Sustentável da Agrobiodiversidade. “Por conta da pandemia, muitas ações do estado precisaram ser interrompidas e, aos poucos, estamos retomando as iniciativas. Os módulos de manejo sustentável reúnem ações de segurança hídrica, energética, alimentar, saneamento básico e formação de recursos humanos e consideramos eles essenciais”, disse Bertotti.

O projeto, iniciado em 2011, integra as políticas estaduais de enfrentamento às mudanças climáticas. Ele vem ajudando a mudar a realidade de 400 famílias do semiárido pernambucano. Até o momento, foram construídos 12 poços artesianos, 298 banheiros com fossa e 338 fogões ecológicos. Também criou unidades produtivas e se promoveu 36 capacitações para agricultores, professores e gestores públicos de 12 municípios contemplados.

Foto de 2019: Anízio Silva/Entrega de fogões agroecológicos e banheiros em comunidades de Carnaíba