Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade participa de plantio em Pesqueira

A ação é fruto de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Pesqueira, que beneficiará a Aldeia Coura Dantas, território do povo Xukuru do Ororubá.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Betotti, participa, nesta terça-feira (29), às 9h, do plantio de 1.000 mudas nativas no município de Pesqueira. A ação – fruto de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura Municipal – acontece na Aldeia Coura Dantas, território indígena do povo Xukuru do Ororubá e contará com a participação da comunidade. A iniciativa visa ampliar a cobertura vegetal da área, sensibilizar a população e estimular a cultura da restauração de ecossistema e práticas sustentáveis.

“Estamos muito felizes em integrar essa ação com a Prefeitura. Reflorestar, restaurar ambientes naturais, por meio do plantio, é algo muito importante. Precisamos garantir ecossistemas saudáveis e sustentáveis para termos um presente melhor e também um futuro. Por isso, preservar e ajudar a natureza a se recuperar deve ser uma missão cotidiana de todas as pessoas, não só pelo plantio, mas também através da destinação correta do lixo, consumo consciente e outras práticas sustentáveis”, afirmou o secretário José Bertotti.

As mudas a serem plantadas no território indígena fazem parte do Programa de Reflorestamento de Pernambuco, uma ação parceira entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Compesa. O plantio de árvores nativas proporciona inúmeros benefícios, como a redução gradativa da erosão; aumento da fertilidade e retenção da água no solo; melhoria das temperaturas; aumento da umidade do ar; além de proporcionar condições de alimento, abrigo e água para a fauna silvestre.